Enem 2015 deixa uma marca social

O Enem deste ano trouxe a debate uma questão social ainda evidente e clamorosa no Brasil: a violência contra a mulher e a luta pela igualdade de gênero. No primeiro dia de prova foi citado Simone de Beauvoir, na tentativa de estabelecer uma reflexão a respeito da ideologia e da prática de violência de gênero. Conhecida por seu tratado “O Segundo Sexo”, publicado, de 1949, Beauvoir faz uma análise a respeito da agressão às mulheres.

Já no Segundo dia de prova, a redação, que é mais temida por boa parte dos alunos, também envolveu a questão de gênero, Ao mostrar textos de referência ao candidato com informações de que o assassinato de mulheres no Brasil aumentou cerca de 230% de 1980 a 2010, pedia-se uma reflexão a respeito da persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

As agressões às mulheres que envolvem as mais diferentes formas, desde físicas, sexuais ou psicológicas, só aumentam no Brasil devido à postura machista da população. Mesmo entre as mulheres prevalece a ideia de que deve ser adotado determinado tipo de comportamento e que o papel social deve ser o de submissão à presença masculina. Ao fugir desse parâmetro, seja pela maneira de se vestir ou de se comportar socialmente, a mulher deixa de ser mulher e de certa forma humana e passa a ser uma categoria “inferior” passível a qualquer tipo de retaliação masculina.

Isso ajuda a explicar os motivos pelo qual o sexo feminino ainda é vitima de agressões, assédio, restrição de direitos e assassinatos. Como afirmou Maria da Penha, a vítima de violência doméstica que deu nome à lei que busca coibir esse tipo de violência, sem sombra de dúvidas o Enem 2015 plantou uma semente a respeito da posição da mulher frente à sociedade, do seu papel de gênero quanto à igualdade e respeito. “Não se nasce mulher: torna-se” nunca deixou de ser uma expressão tão pertinente.

Foto de Capa: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s