Programa de sustentabilidade conscientiza atletas nos Jogos Escolares da Juventude em Londrina

Gabriel Forte

O objetivo do programa é transmitir exemplos sustentáveis para os jovens atletas.

A sustentabilidade é uma preocupação global e nos Jogos Escolares da Juventude, ela também é levada a sério. Desde o cenário reutilizável até a separação dos lixos produzidos no almoço e no jantar, tudo é planejado. A Coordenação de Sustentabilidade dos Jogos está trabalhando por meio de três frentes nesta edição de Londrina. São elas: o Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a parte da Educação Ambiental e a iniciativa “Carbono Neutro”.

O lixo produzido durante os dias de competição é separado corretamente. Em todo o complexo esportivo e no restaurante, estão espalhadas cestas de lixo classificadas, cada uma, com seu destino específico. Uma empresa privada foi contratada para a coleta do lixo “não reciclável” e o reciclável é destinado para cooperativas da área de Londrina. O lixo “não reciclável” é separado em rejeitos e lixo orgânico por esta empresa. Estes resíduos passam pelo processo da compostagem, diminuindo o volume de lixo nos aterros da cidade.

Beatriz Marins é a gestora ambiental que assume estas frentes de trabalho nos Jogos. “É uma coisa que não tínhamos conseguido fazer em Fortaleza [na etapa de 12 a 14 anos] e agora conseguimos aqui. Em todo o país, 50% do volume de lixo em aterro é de lixo orgânico, então ao passar pela compostagem, reduz bastante o lixo que a gente gera para os aterros sanitários”, explica a gestora.

Beatriz ainda comenta sobre a educação ambiental que é realizada nos Jogos. “É feito um trabalho de orientação, capacitação e educação ambiental com todo mundo que está trabalhando diretamente no evento e com os atletas para aprender a fazer essa separação do lixo. É bem esse processo de formação, porque as pessoas não estão acostumadas a tirar o prato da mesa, separar e retirar o lacre das latinhas, por exemplo”, afirma.

Os lacres retirados das latinhas serão doados para o departamento de quimioterapia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina que vai reverter este material em medicamento e cadeiras de roda para os pacientes em tratamento do câncer.

Além da separação e da coleta do lixo, o óleo da cozinha também tem destino certo. Todo óleo utilizado durante o evento será doado para grupos filantrópicos da cidade que vão reverter este material em sabão.

Já no “Carbono Neutro”, está planejado o plantio de 80 mudas simbólicas. No sábado, dia 14, já foram plantadas 40 mudas nativas da Mata Atlântica em uma área próxima ao Lago Igapó IV. Embaixadores e jovens atletas participaram deste plantio simbólico. Os embaixadores Charles Chibana (judô), Fabíola Molina (natação), Shelda (vôlei de praia) e Aline Silva (luta olímpica) deixaram suas sementes no solo londrinense.

“Foi muito bacana realizar uma ação concreta como essa que é o plantio de uma árvore. É muito bom ver que realmente estamos deixando alguma coisa produtiva na cidade, ajudando não só no esporte como dando exemplo de cidadania”, ressalta Fabíola Molina, medalhista pan-americana de natação.

Por meio de um cálculo que foi feito para saber o quanto foi emitido de carbono na etapa 12 a 14 anos em Fortaleza, neste ano, a Coordenação de Sustentabilidade dos Jogos fez um acordo com a prefeitura da cidade para se plantar mais mil mudas em 2016, para compensar o efeito do carbono da edição de Londrina.

Segundo Beatriz, é a primeira vez que a iniciativa do “Carbono Neutro” terá um resultado expressivo. “O plantio simbólico é feito para se chamar atenção para esta causa. São 80 mudas plantadas, que não é pouco também, mas de qualquer forma é simbólico. Na edição de Fortaleza, por exemplo, foram plantadas apenas 4 mudas”, ressalta. As outras 40 mudas serão plantadas nesta quarta-feira, dia 18, no mesmo local, às 8h. Autoridades da cidade e o prefeito Alexandre Kireeff confirmaram presença no plantio.

Foto: Talita Arrebola

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s