Eduel completa 20 anos de existência

Alison Amaral

Editora da universidade é voltada principalmente para o publico acadêmico, porém mantém um setor de publicações infantojuvenil

Noções básicas de cirurgia digestiva; Sociologia e educação: para que servem as escolas?; Televisão e política: uma história dos canais e redes de TV no Paraná (1964-1985); esses são apenas alguns títulos de lançamento da editora Eduel, com larga variedade dos temas de publicação, a editora pertencente à Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa 20 anos.

“Difundir as publicações científicas dos pesquisadores das instituição”, essa é a principal função das editoras ligadas as universidades conforme afirmações do professor Osmani Ferreira da Costa. Osmani tem dois livros publicados pela Eduel, o primeiro é a sua dissertação de mestrado “Uma História Política do Rádio – a Aventura Eleitoral de Radialistas no Século XX em Londrina (PR)” e o último, lançado esse ano, é uma adaptação da sua tese de doutorado “Televisão e política: uma história dos canais e redes de TV no Paraná (1964-1985)”. Segundo o professor Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, que é diretor da editora, “a Eduel lança anualmente 35 títulos com tiragem de 500 ou 1000 exemplares dependendo da procura comercial”, porém como a editora também depende de verbas do Governo Estadual, às vezes esse número pode ser comprometido.

Post 08-12 - Campus - Alison Amaral (3)
Tiragem pode ser comprometida por falta de recursos

No site da Eduel, encontramos que a editora e a livraria que leva o mesmo nome foram criadas em 1995 com o objetivo de incentivar a leitura. Ela cresceu muito no número de publicações nos últimos anos, atendendo, principalmente, o público universitário com publicações técnico-científicas inéditas e traduções voltadas ao público acadêmico. Para atender também o público jovem, desde 2009 a editora abriu espaço para publicações infantojuvenil.

Além das publicações próprias, a editora e a livraria têm convênios com várias outras editoras e distribuidoras do Brasil, tais como Livraria Cultura, Loyola Distribuidora, Asteca Distribuidora,  Book Partners, Suzane Bach, Leitura Dinâmica, Books Online, dentre outros, garantindo assim uma maior variedade de livros que são comercializados dentro da livraria Eduel.

Post 08-12 - Campus - Alison Amaral (2)
Site da editora afirma que tem como objetivo incentivar a leitura

Os livros da Eduel podem ser encontrados em livrarias universitárias e representantes por todo o Brasil, ou ainda se você preferir, pode conferir o título e o preço pelo site http://www.uel.br/editora/portal/?content=../catalogo/catalogo-online.php e fazer um depósito bancário mandando o comprovante juntamente com a ficha de pedido da obra.

Fotos: Alison Amaral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s