Sala Londrina-Paraná, um cantinho cheio de produções culturais locais

Localizada no piso superior da Biblioteca Municipal de Londrina, a sala conta um acervo específico sobre a história local

No início era apenas uma estante que separava alguns materiais locais, a fim de facilitar o acesso ao público. Com o passar do tempo este acervo cresceu e a estante ficou pequena. A Sala Londrina-Paraná(Biblioteca João Milanez) foi inaugurada em dezembro de 2002, como um presente do aniversário da cidade.

A porta da sala, as estantes, as mesas, todos os móveis foram especialmente elaborados pelo artista plástico, Poka Marques. Pé-vermelho, Marques é pioneiro na utilização de peroba, fazendo integração entre natureza e história. Os móveis trazem consigo um referencial histórico, pois foram produzidos de peroba rosa reciclada de uma tulha de café.

O acervo abrange várias áreas do conhecimento, como arquitetura, jornalismo, geografia, literatura, entre outros. Tendo somente autores de Londrina e do Paraná. Qualquer pessoa pode ter acesso aos materiais.

Marli Meisen Bleinroth(61), gestora cultural, é a bibliotecária responsável pela sala. Carinhosamente cuida das produções locais e atende o público na tentativa de cativá-los ao interesse pela cultura local. Ela afirma que o maior público atualmente é o universitário, mas ressalta que todos têm acesso à sala. “Todo material que temos aqui podem ser consultados, mas alguns por serem exemplares únicos têm a circulação restrita”, afirma.

Bleinroth escolheu cuidadosamente um trecho do livro da escritora londrinense, Nair Paglia Piantini, para declamar. Confira no vídeo abaixo um fragmento do livro “Londrina, meu rosário de saudades”. O poema descreve os detalhes da chegada da família de Piantini à cidade de Londrina.

Serviço:

Quer desfrutar do acervo que a Biblioteca Municipal de Londrina oferece? É fácil! Para fazer o cadastro você só precisa apresentar um documento com foto(RG, Carteira de Trabalho, etc.), um comprovante de residência atual(precisa ser de Londrina) e uma foto 3×4. Crianças e adolescentes de até 15 anos podem fazer sua carteira de sócio na Biblioteca Infanto Juvenil acompanhadas de um responsável. A inscrição é gratuita!!!

Grupo: Alison Amaral, Lais Vieira, Lillian Cardoso e Pedro Pinto

Crédito fotos e vídeo: Lillian Cardoso e Pedro Pinto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s