JIA e Mercado Shangri-lá: os bastidores da produção de paisagens sonoras

Torcida, vibração, baterias e esportes: JIA em sons, ruídos e entrevistas 

O JIA (Jogos Inter Atléticas) é o maior torneio esportivo universitário de Londrina e região, teve sua sexta edição no ano de 2015. O campeonato aconteceu em três finais de semana de novembro (7, 8, 14, 15, 21 e 22). Os jogos foram realizados em diversos locais de Londrina e Cambé, entre eles estão: aterro do Igapó, ginásio do clube Grêmio Londrinense, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da UEL. O evento mobilizou estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina e Cornélio Procópio, e Centro Universitário Filadélfia (Unifil). Ao todo, em 2015, dezessete atléticas participaram do evento, que também contou com uma apresentação de baterias no segundo final de semana.

Na produção do documentário, o grupo esteve presente em todos os dias dos jogos, gravando entrevistas, depoimentos e sons do ambiente. Foram registradas vitórias e derrotas, e sonoras de dentro e fora das quadras onde os atletas jogaram fervorosamente. A torcida, além de unida, transmite uma energia fundamental para incentivar os jogadores enquanto as competições acontecem. Os torcedores cantam e vibram durante os jogos. O grupo mostrou que as associações atléticas que fazem parte do meio universitário também incentivam a prática esportiva dos estudantes, além de promover festas e integração entre os cursos.

Mercado Shangri-lá, os sons que retratam um tradicional ponto turístico de Londrina 

mercado shangri-la

O Mercado Shangri-lá é parte integrante do município, localizado na zona oeste da cidade, no bairro que leva o mesmo nome. O mercado serve diariamente como um ponto turístico da cidade, não só para levar para casa os alimentos variados, mas também para um bate-papo nos bares e pastelarias que fazem parte do mercado. Esse ambiente traz conversas, músicas e características sonoras de um empreendimento que atravessou décadas e tornou-se um cartão-postal da cidade. A equipe esteve presente no Mercadão em dois finais de semana e em alguns dias de semana, para comparar a quantidade de pessoas e o público que frequenta nesses dias. Foram gravadas entrevistas de comerciantes, de clientes fiéis que aparecem por lá há mais de 25 anos, de turistas e também de pessoas que trabalham na região, que passeiam por lá diariamente. O grupo presenciou o dia em que o mercado é mais frequentado, no domingo de manhã. No final de semana, o Shangri-lá vira local de passeio e compras para o almoço em família.

Confira o vídeo da produção que une o trabalho da equipe durante os dois documentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s