Haruo Ohara: O filme que revive o passado

Curta-metragem sobre a vida do fotógrafo japonês foi apresentado na abertura do II Encoi, em Londrina

Gabriel Siqueira Lopes

A palestra de abertura do II Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e Imagem (Encoi) foi precedida pela exibição do curta-metragem “Haruo Ohara”, de 2010, produzido pela Kinopus, de Londrina. Um filme em sintonia com o tema da palestra de abertura, proferida pelo professor Luciano Guimarães, da USP: a imagem.

O nome do filme se inspira no fotógrafo japonês, de mesmo nome, que viveu em Londrina. Membro de uma família de lavradores, Ohara era um fotógrafo agricultor ou um agricultor fotógrafo. Viveu a vida como fotógrafo amador registrando o cotidiano da lavoura. Foi baseado neste personagem, que a Kinopus produziu um instigante curta-metragem.

O filme é, em sua maioria, em preto e branco e sem diálogos. A cor só é percebida em duas partes, quando o fotógrafo está revelando fotos, e a tela fica com predominância vermelha, e quando vídeos caseiros são introduzidos na narrativa. Há um momento de diálogo, mas a falta dele não prejudicaria o andamento da narrativa.

Abusando de imagens sonoras e uma fotografia intimista, Haruo Ohara impressiona pela delicadeza que conduz a plateia a ter um apresso por um personagem que se transfigura pela imagem. A poesia do filme é justamente a fotografia, parecendo transportar a pessoa que está assistindo ao íntimo do fotógrafo.

Outra característica íntima a ser ressaltada é a calma que o filme transparece. Apesar do pouco tempo, a calma da vida no campo é passada à plateia. A forma, construção e subjetividade do curta são o que pesam no sentimento de bem-estar ao fim da narrativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s