Editorial: A mídia e a democracia

Caroline Souza

Há quem diga que a mídia precisa se reinventar em tempos de crise. Mas a crise é de quem mesmo? Em tempos de crise econômica e política, além do esquecimento de alguns princípios básicos, como a ética, a mídia tem se beneficiado. E não é pouco.

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, Julian Assange, fundador do Wikileaks, já dizia o quanto a concentração da mídia era problemática na América Latina. Um problema maior, entretanto, é o conformismo do brasileiro que ouviu a frase de Assange “no Brasil, seis famílias controlam 70% da informação” e não se espantou, porque reconhece a realidade em que vive e a aceita. Simples assim.

Acontece que nada é e nem deve ser tão simples quanto parece. A mídia é responsável pelo que o cidadão pensa e consome. A informação já virou mercadoria, moeda de troca na relação em que a mídia estabelece com a política. E é isso que torna ainda mais coerente falar sobre política em um Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e imagem.

Como não se beneficiar sendo um grupo dominante da comunicação em um período de crise? É possível não tirar proveito de um golpe que ajuda a negligenciar a educação e acaba por arrebanhar mais ovelhas alienadas para o seu rebanho? E a democracia? Não é interessante que a democracia seja usurpada com a justificativa de que se busca a democracia?

A mídia que aí está não tem interesse em mudar o seu ponto de vista. É interessante, portanto, refletir cada vez mais sobre o papel do jornalista em formação e entender que jornalismo também é combate e posicionamento forte. Golpismo é fingir não ter posição, mostrar apenas um lado da história e se esconder sob o lema “jornalismo deve ser imparcial”, que fica apenas no discurso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s