Paraná inaugura espaço para proteção a migrantes, refugiados e apátridas

Agência Estadual de Notícias

Editado por Heloiza Vieira

Crédito Foto: AEN

04/08/2016 - Fernanda Richa participa da inauguração da Casa d
 Durante a inauguração o haitiano Daniel Felício destacou a importância de um espaço para oferecer informação e ajuda aos migrante

O Governo do Estado inaugurou na terça-feira (04), em Curitiba o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim). O objetivo é oferecer uma série de serviços básicos e facilitar o acesso a informações e políticas públicas. O centro fica na rua Desembargador Westphalen, nº 15, 13º andar, Edifício Dante Alighieri.

A chegada ao Brasil é muitas vezes difícil e confusa, principalmente por causa da língua. O haitiano Daniel Felício lembra-se de como foi difícil os primeiros meses no país. “Eu não sabia onde procurar ajuda. Não sabia onde me informar. Por isso um lugar como este é tão importante”, relembra Daniel, que há três anos vive no Brasil.

Para o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepa), embaixador Paulo Américo Wolowski, o Paraná vai servir de modelo para outros estados. “Não existe nenhum espaço assim no Brasil, que acolha e oriente quem chega de outros países, muitas vezes em situações precárias. Esse espaço é fundamental para que essas pessoas  tenham acesso às políticas públicas que podem lhes garantir dignidade”, reforçou.

De acordo com a Polícia Federal, cerca de dois mil migrantes vivem hoje no Brasil. O número pode estar subestimado já que a maioria deles entra no país de forma ilegal e não têm a entrada registrada pelos órgãos oficiais. Por isso o Paraná vai começar um trabalho, em parceria com os municípios, para mensurar o número de migrantes e refugiados que vivem em nosso Estado. “Um trabalho de extrema importância para oferecer um acolhimento de qualidade a essas pessoas”, explicou o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos , Artagão Júnior.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s