Ecos da fé oriental

Diego, Marjorie e Thaila

A linguagem é a base da comunicação. Com ela você conversa, escreve, lê, compartilha ideias e expõe opiniões. Mas sem as palavras, ainda é possível comunicar? Neste trabalho de rádio, da turma do quarto ano de Comunicação Social – Jornalismo/2016, serão abordadas as paisagens sonoras. Serão seis grupos que irão apresentar lugares de Londrina através de seus sons com o mínimo de palavras nele. Os sons, ruídos e o silêncio também transmitem significados e as características do local em que são transmitidos. Eles são um convite aberto para treinar os ouvidos, conhecer melhor e explorar novos territórios através de outro sentido além da visão.

O trabalho consiste em uma gravação de sete a dez minutos de paisagem sonora mais três textos escritos que serão postados aqui no blog contando da experiência que é gravar os sons ao redor. Um dos ambientes escolhidos para ser retratados foi o Budismo. Com muitos seguidores de Londrina, a religião é herança cultural e religiosa deixada pelos primeiros imigrantes japoneses da cidade.

Foto: Divulgação

O budismo é rico em sonoridade com seus mantras, instrumentos – como o gongo – e o silêncio. Apesar da corrente japonesa ser a predominante, há outras vertentes na cidade, como o vietnamita e o tibetano. Cada uma com seus ensinamentos e riqueza oral, o objetivo é explicar sonoramente a distinção de cada uma delas e o que têm em comum.

Por ser uma religião com poucos adeptos no Brasil, Londrina mostra ser uma cidade de pluralidade religiosa, tendo dois templos e vários centros budistas espalhados na cidade. Diante de todas essas características, valores e riqueza sonora, explorar este universo pouco conhecido será um grande desafio e aprendizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s