Superbus inicia nova etapa com projetos complementares

A licitação para as obras de ampliação dos terminais urbanos do Ouro Verde,Vivi Xavier e Acapulco deve ser aberta em três meses

ippul-assinatura-vp

Com informações do N.Com
Edição: Mônica Chagas

Na última terça-feira (20), o prefeito Alexandre Kireeff e a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Ignês Dequech, receberam projetos complementares para o sistema Superbus, que já opera parcialmente. Os projetos prevêem a ampliação de três terminais urbanos – o Ouro Verde, o Acapulco e o Vivi Xavier.

Os projetistas do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) coordenaram as propostas de execução da parte hidráulica, estrutura metálica, coberturas dos terminais e prevenção de incêndios. O desenvolvimento arquitetônico dos terminais priorizou a sustentabilidade e a modernização dos locais.

Segundo o presidente do CEAL, José Carlos Garla, os projetos complementares já foram analisados pelos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e estão prontos para a execução. De acordo com Kireeff, esta é mais uma etapa do programa, que deve receber os projetos finais de pavimentos das principais vias do Superbus no início de 2017.

A ampliação dos terminais vai oferecer mais espaço para a chegada e partida dos ônibus e novas baias para os veículos articulados e convencionais. No Terminal Acapulco serão construídas três novas baias; no Terminal do Ouro Verde 10 baias serão ampliadas e o número de locais para o tráfego dos veículos do transporte coletivo deve dobrar. O Terminal do Vivi Xavier vai atingir sua capacidade máxima, passando de oito para 15 baias. Todos os terminais terão sistema especial para a captação de água das chuvas, bicicletários, vestiários femininos e masculinos e espaços específicos para bilheteria e serviços.

O próximo passo é a licitação para a execução das obras, que deve ser aberta nos próximos 90 dias. As obras devem levar cerca de um ano para serem concluídas. Para o próximo ano também está prevista a instalação de 179 novos pontos de ônibus na cidade, com painel eletrônico com informações sobre trajeto e horários do sistema viário. Em 2016, foram instalados 15 novos abrigos. A previsão para a conclusão de todas as obras e funcionamento integral do Superbus é 2019.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s