Propaganda desconstruída

Rafael Sampaio explica a área da Publicidade e Propaganda de forma acessível e descomplicada no seu livro Propaganda de A a Z

Por Thaila Nagazawa

 

Para aqueles que têm sede de saber, são curiosos para entender mais sobre este mundo da propaganda que nos rodeia diariamente, ou apenas profissionais e iniciantes na área, o livro Propaganda de A a Z – como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso é ótimo para começar esta jornada. Escrito por Rafael Sampaio, publicitário e jornalista, apresenta uma escrita leve e gostosa, recheada de exemplos recentes e consagrados no mundo da propaganda, além de ensinar vários fundamentos da profissão para aqueles que querem aprender e também para aqueles que “acreditam que entendem de propaganda”, como Sampaio explica no prefácio da primeira edição.

Rafael Sampaio, além de jornalista e publicitário, hoje é vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Porém, na década de 1980, não havia um manual que descrevesse as ferramentas e como funcionava o mercado da propaganda, o processo de criação, as áreas envolvidas neste processo e que exemplificasse os casos de sucesso no mercado brasileiro com uma linguagem simples e descomplicada. Elysio Pires, presidente da Associação Brasileira de Publicidade (ABP), em 1982, convidou Rafael Sampaio para redigi-lo e assim nasceu a primeira edição de Propaganda de A a Z.

Um grande diferencial deste livro é que, desde sua primeira edição até a quarta, muitas coisas foram mudadas, acrescentadas, tudo para condizer com o ambiente publicitário de hoje em dia. E, por isso, o autor soube trabalhar muito bem a união das mídias digitais com o livro físico, disponibilizando no site da editora toda uma pesquisa feita, mas que não foi incluída na última edição, além de casos de sucesso de propaganda dos anos 1980 e 1990, como fazer pesquisa e detalhes sobre pesquisa de mídia.

O livro começa com dois exemplos clássicos de como a propaganda pode influenciar no comportamento dos consumidores, elevando algumas marcas e produtos para o topo de vendas e permanecerem no imaginário coletivo. Além disso, esclarece cada etapa do processo de fazer propaganda – desde o anunciante, passando pelas agências de propaganda ou as house-organs (que são as agências de propagandas do próprio anunciante), produtores e fornecedores, veículos de comunicação que servirão de plataforma da propaganda até o consumidor final. Explica, também, os objetivos e como se faz uma propaganda de sucesso, os desafios de se fazer anúncios em uma era digital e como cada propaganda precisa se adaptar para cada finalidade desejada – mesmo que seja propaganda política.

Outro ponto interessante do livro é o seu apêndice com pequenos capítulos não relacionados ao objetivo principal do livro: outras ferramentas de vendas que não são propaganda, comprar espaço na mídia; como é feita uma campanha, ética no meio publicitário, briefing e planejamento, e um glossário. O livro é bem editado e diagramado, o que ajuda ainda mais a ter uma leitura prazerosa além da boa escrita. O único defeito é a sua paginação, feita dentro da página, próxima à lombada do livro, dificultando a visualização da página.

Por ter muitas propagandas presentes no nosso dia-a-dia – seja nas revistas do consultório médico, nos outdoors nas ruas, ou no intervalo da sua novela favorita – não é incomum encontrar pessoas que criticam certas propagandas como se fossem experts no assunto, como Sampaio diz. Mas, ao terminar a leitura, eu senti que sim, poderia falar de boca cheia, “eu agora entendo de Propaganda”. Com o P maiúsculo, diga-se de passagem.

Ficha Técnica:

Nome: Propaganda de A a Z – Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso
Autor: Rafael Sampaio
Editora: Elsevier
Edição: Quarta edição
Ano: 2013
Páginas: 303 páginas

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s