Qual o limite entre o fotojornalismo e a foto poética?

Por Lara Camargo

“Quando vi aquela imagem na mídia, imediatamente me remeteu a um sítio com que sou fascinado, que é Pompeia, na Itália, onde o vulcão Vesúvio congelou toda uma sociedade de uma hora para outra”.

As palavras acima são do fotógrafo baiano Christian Cravo, em resposta ao portal UAI, e se referem à destruição causada pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais (MG). Cravo, inspirado pelo cenário de destruição em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo – os distritos de Mariana mais afetados pelo rompimento – lançou um livro de ensaio fotográfico intitulado Mariana, que registra detalhes do que sobrou em meio à lama.

20160508101753883591o

Crédito: Christian Cravo/divulgação

O que chama a atenção na fala de Cravo é que, ao descrever suas impressões ao ver as imagens midiáticas sobre Mariana, ele verbalizou aquilo que todos nós também sentimos: a sensação de que, assim como em Pompeia, a destruição em Mariana despertou o fascínio.

Os jornais exploraram as imagens de destruição, pois são estas que chocam, sensibilizam e entretém os leitores – além de serem mais vendáveis. No entanto, essa cobertura, muitas vezes humanista ou poética – e muito próxima das fotos de Cravo – acaba tirando o foco da cobertura, que prezou pela estética dos danos ao invés de gerar reflexão em torno das causas e dos responsáveis pelo desastre.

É difícil e até mesmo utópico imaginar uma cobertura diferente das que foram feitas. Afinal, como retratar tamanha destruição sem abrir mão dos valores-notícia? Qual o limite entre o fotojornalismo e a foto poética? Talvez, estejamos falando de perguntas que ainda não foram respondidas.

o-tempo-25-11-p-27

Crédito: Jornal O Tempo, 25 de novembro de 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s