Mario, o multitalentoso Sansei

Por Marjorie Coelho

O jovem senhor da foto é Mario Takeo Guskuma, conhecido como Seo Mario. Paulista de sangue e londrinense de coração, nasceu em 11 de março de 1944, na cidade de Promissão/SP. Descendente de japoneses, tem como origem a ilha de Okinawa, no Japão. Há 36 anos em Londrina, ele considera a cidade muito bonita e de futuro promissor. É casado há 42 anos com Julia Kimie Guskuma. E pai dos jovens Marcos Heidy, Karen Midori e Júlio Akio.

Hoje, aos 71, comerciante aposentado, conta que não consegue ficar parado. Ele realiza um trabalho artesanal que resgata a cultura japonesa: o Kanji entalhado. Trabalho que consiste em entalhar ideogramas da escrita japonesa – palavras e/ou sobrenomes – em madeira. Tudo sob encomenda. Também já trabalhou na agricultura e no comércio, no ramo de segurança eletrônica.

Além do trabalho com artesanato, Mario participa de atividades em grupo. Pratica alongamento, estuda informática, faz caminhada, e também atividades domésticas. Ele também edita vídeos de festas de família. Gosta de ouvir e cantar músicas. Em especial, a “enka”. Música romântica japonesa. Católico não praticante – com crenças nas tradições okinawanas – Mario considera como pontos fortes sua paciência, calma e bondade.

Ele é fã da comida de sua esposa Júlia, cujas especialidades são o yakisoba, o karê e as sopas de Okinawa, mas também aprecia o churrasco brasileiro. Mario considera o Brasil o melhor país do mundo, com todas as suas riquezas naturais. Mas, lamenta o fato do povo sofrer as consequências dos atos de políticos corruptos.

Mario se interessa bastante por fotografia e edição de vídeos. A influência vem de seu irmão, que também editava vídeos. Ao longo da vida, aprimorou a técnica enquanto trabalhou em uma empresa de segurança eletrônica e monitoramento de alarmes.

Pensando no tratamento da mídia e da sociedade de forma geral, Mario é categórico ao afirmar que o idoso nunca foi tratado com muito respeito. Porém, atualmente essa situação tem melhorado. Hoje idoso está sendo mais valorizado. Por isso, considera importante o papel da mídia – segundo ele, é o que leva ao conhecimento das pessoas os fatos que acontecem.

Mario adora o projeto de Produção de TV para a 3a Idade, do qual faz parte há 3 anos: “está dentro daquilo que eu gosto de fazer e, com certeza, atende minhas expectativas”, revela. O projeto mostrou para Mario que ele ainda é capaz de aprender e de fazer muitas coisas – para além daquilo que ele imaginava – trazendo mais disposição, interesse pela tecnologia e um melhor convívio social. Considerado “o relações públicas” do grupo – já que se mostra bastante atuante na divulgação dos trabalhos da oficina na mídia – Seo Mario é muito querido por todos.

mario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s