Farmácia Escola distribui medicamento gratuito

Medida é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Londrina e a UEL; convênio foi assinado no início deste mês

MAT nolasco1Farmácia Escola da UEL é ponto de distribuição da Relação Municipal de Medicamento (Remune). Fotografia: Rodrigo Nolasco.

Reportagem: Rodrigo Nolasco, 4º ano noturno
Edição: Danilo Brandão, 4º ano noturno

Convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) oficializa a Farmácia Escola da UEL como o novo ponto de dispensação de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição é gratuita. O convênio foi assinado no início deste mês.

O objetivo da iniciativa é criar mais um espaço de distribuição de medicamentos básicos, como afirma o gerente de Abastecimento Farmacêutico da SMS, Tiago Aires Ferreira. Para ele, é fundamental facilitar, cada vez mais, o acesso da população londrinense a esses pontos de dispensação.

A parceria entre o município e a UEL possibilita que a Farmácia Escola distribua os medicamentos da Relação Municipal de Medicamento (Remune). De acordo com o Ministério da Saúde, a relação oficial de remédios e os pontos de distribuição são definidos pelos próprios municípios.

A farmacêutica técnica responsável pela Farmácia Escola da UEL, Sandra Iara Sterza, informa que os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS), são os mesmos que agora passam a ser distribuídos pela Farmácia.

Ela afirma, porém, que é importante que a população compreenda que “diferentemente das UBS, a Farmácia não dispõe de alguns serviços como vacinas, medicamentos da saúde mental, entre outros programas específicos”, que são prestados apenas por essas outras unidades.

Para a retirada dos medicamentos, o paciente poderá procurar a Farmácia Escola da UEL, tendo em mãos a receita médica e o cartão da unidade de saúde. Tiago recomenda que o usuário procure entrar em contato com a Farmácia antes, para verificar se a medicação está contemplada na lista.

A Farmácia Escola da UEL, inaugurada em 1985, era referência de promoção em saúde para alunos e funcionários da universidade quando, em 2006, teve suas atividades interrompidas devido a novas regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que inviabilizaram sua manutenção. Há quatro anos, a Farmácia Escola reabriu as portas, retomando o atendimento à população.

Sandra destaca que, com a nova parceria entre município e UEL, estudantes estagiários que atuam na Farmácia Escola são beneficiados com a oportunidade de vivenciarem a prática da profissão em um ambiente público. “Além da dispensa, são necessárias orientações e acompanhamento, utilizando ferramentas dentro da assistência farmacêutica para passar orientações adequadas quanto à utilização do medicamento, desvio de qualidade do produto, posologia, avaliar as interações medicamentosas, os riscos dessa orientação e respostas ao tratamento”, destaca.

O atendimento diferenciado é apontado pelo gerente de Abastecimento da prefeitura como principal ganho para o usuário, uma vez que o paciente agora “passa a ter acesso aos serviços farmacêuticos, como acompanhamento e revisão de seus medicamentos, informações sobre automedicação e acondicionamento em sua casa”.

MAT-nolasco2Fotografia: Rodrigo Nolasco

Serviço:
A Farmácia Escola da UEL funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, perto da reitoria da Universidade. O telefone para contato é o (43) 3371-5611 ou pelo email farmaciaescola@uel.br. Para a retirada do medicamento, é necessário apresentar o Cartão Nacional de Saúde (com ID e Receita Médica) e ser residente em Londrina.


Confira entrevista com a farmacêutica responsável pela Farmácia Escola da UEL, Sandra Iara Sterza.

Reportagem: Rodrigo Nolasco, 4º ano noturno
Edição: Danilo Brandão, 4º ano noturno

Como foi o processo de convênio entre Farmácia Escola da UEL com a Prefeitura de Londrina. Qual o principal objetivo dessa parceria?

Como funciona a distribuição dos medicamentos gratuitos? Há restrição como direcionamento a alguma região?

Quais benefícios esse convênio traz para os alunos estagiários da Farmácia Escola da UEL?

Para o usuário, quais vantagens a parceria com a universidade trará?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s