Drones levantam questões sobre segurança

Drones executam funções cada vez mais variadas, sendo utilizados no cinema e até para atividades de lazer

Reportagem: Lucas Meyer, 4º ano noturno
Edição: Jéssica Doarte, 4º ano noturno

MATLucasMeyerIMG1
O uso de drones deve seguir as regras estabelecidas pela Anac.

Aeronaves não tripuladas têm se tornado cada vez mais populares em todo o mundo. Segundo a revista Aeromagazine, essas aeronaves surgiram logo no início dos anos 1950, para fins militares. Foram muito utilizadas e aprimoradas durante a Guerra Fria, sendo usadas para espionagem e reconhecimento. Hoje já são utilizadas, também, para vigilância e ataque.

Como muitas outras tecnologias desenvolvidas para guerras, os popularmente conhecidos como drones, chegam ao mercado civil. No início, foram utilizados para segurança pública e por instituições como Bombeiros, expandindo-se também para a recreação. Pessoas fascinadas por robótica e tecnologia desenvolvem seus próprios drones para corridas extremamente velozes. Confira no vídeo do canal “Drone Racing League”.

Além de corridas, recentemente, a Prefeitura de São Paulo adquiriu drones para o policiamento preventivo. Testes de delivery de pizzas via drones já estão sendo feitos no Brasil. Também estão sendo muito utilizados para fotografias e vídeos

Luis Pires, sócio-proprietário da empresa Exclusive Air Drones, afirma que os equipamentos são muito eficientes, inclusive, para agricultura e análise de terras. Pires trabalhava com rastreamento de automóveis, mas uma mudança no mercado o fez pesquisar novas formas de trabalho e encontrou os drones. Com um sócio, investiu em uma primeira aeronave. Ambos fizeram cursos de pilotagem e fotogrametria, o estudo de medições de distâncias e dimensões reais dos objetos por meio de fotografia e, desde então, trabalham com as aeronaves.

As imagens aéreas ainda são muito impactantes, por serem diferentes e terem uma beleza própria. Quem afirma isso é Luciano Bastos, produtor de vídeo. Segundo ele, muitos clientes pedem para que sejam incluídas imagens feitas por drones. Ele diz acreditar que esse é um mercado em crescimento.

Em abril deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nova regulamentação para o uso de drones. Na legislação, consta uma divisão de categorias de acordo com o peso da aeronave e diferentes regras para cada tipo de drone. Confira a nova regulamentação aprovada pela Anac.

 

Todo mundo pode ter um drone?

Os drones foram desenvolvidos para fins bélicos, sua estrutura, peso e capacidade de velocidade podem ser perigosos se mal utilizados. A facilidade de equipar um drone com câmeras de alta qualidade podem colocar em risco a liberdade e a privacidade de toda a sociedade.

Considerando esses fatores, ainda que sem profundidade, já é possível perceber que a popularização do uso de drones pela população civil, tem seus pontos negativos. “É questão de tempo para vermos um drone derrubando um avião”, afirma Luis Pires, piloto profissional de drones e sóio-proprietário da Exclusive Air Drones. Pires critica o mal uso dos drones, principalmente, nas áreas próximas a aeroportos.

Os drones já são utilizados para resgate e salvamento, o que mostra que esses equipamentos podem ser utilizados de maneira profissional, para facilitar em atividades, antes difíceis. A questão passa, então, a ser mais profunda do que parece, chegando ao campo da ética.

Segundo Pires, os seres humanos ainda não estão preparados para ter um objeto desses. Por não terem um código de identificação, são anônimos e podem ser utilizados para sequestros, assaltos, entre outras coisas. Até mesmo o uso inocente pode acabar em acidente, portanto, ele se posiciona contra a massificação dos drones.

Essa é uma questão que deve ser muito discutida em breve. A própria regulamentação da Anac, publicada em abril deste ano demonstra uma preocupação com o tema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s