Expo Japão mantém tradições vivas

Evento reúne a comunidade nipo-brasileira de Londrina no maior evento do gênero do norte do Paraná

Reportagem: Luana Faria, 4º ano noturno
Edição: Jéssica Doarte, 4º ano noturno

MATLuanaIMG1
Dança típica do Bon Odori e os tambores vibrantes da província japonesa de Okinawa. Fotografia: Divulgação Expo Japão.

Manter vivas as tradições e os costumes japoneses. Esse é um dos objetivos da Expo Japão, evento realizado pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), que ocorreu de 14 a 18 de junho. Com um público estimado em 25 mil pessoas, a Expo Japão faz parte do calendário de Eventos Oficiais do Estado do Paraná e do calendário de Comemorações Oficiais da cidade de Londrina. A Expo Japão consolida-se como a maior festa nipo-brasileira do Norte do Paraná, momento em que a comunidade de Londrina se une para celebrar as raízes e costumes da comunidade nipo-brasileira.

“O trabalho em equipe e reverência aos mais experientes, o senso de coletividade, foram transmitidos e deixados como legado pelos nossos antepassados”, diz Luciano Matsumoto, coordenador geral da Expo Japão. Arte, cultura, gastronomia, esporte, agricultura, debates técnicos e muito mais. Cinco dias dedicados à promoção e à divulgação das tradições, costumes e hábitos da cultura japonesa. O evento conta com a dedicação e o empenho de centenas de voluntários.

A exposição integra outros eventos já tradicionais. A Expo Agrícola expôs cerca de 2.500 produtos comercializados no último dia da Expo Japão. O 5º Torneio Expo Japão de Softbol, esporte muito parecido com o beisebol, com regras . A estrutura da exposição conta com área coberta de 5 mil metros quadrados, além de disponibilizar mais de 50 estandes comerciais e praça de alimentação com 10 restaurantes, com capacidade para 2 mil pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s