Projeto Futuro atende mais de 5 mil

Desenvolvido pela Fundação de Esportes de Londrina, projeto atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos; quando completam 18 anos, eles têm de deixar a prática esportiva

Reportagem: Luana Faria, 4º ano noturno
Edição: Lucas Matheus, 4º ano noturno

MAT-luana
 Divulgação/FEL.

Existem muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, seja por falta de moradia, dependência química, trabalho infantil, entre outras causas. Uma alternativa para enfrentar o problema é o incentivo à prática de esportes, no contra turno escolar, diminuindo a ociosidade da garotada.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), atua na implementação de projetos esportivos. Um deles é o Projeto Futuro, fundado há cinco anos com o objetivo de promover, gratuitamente, a integração social e o respeito à cidadania, utilizando a prática esportiva com fim educacional, inserindo a criança em um esporte.

O projeto atende, anualmente, cerca de 5,5 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos de idade, dos sexos masculino e feminino, em vários bairros de Londrina. São ofertadas 18 diferentes modalidades, como atletismo, vôlei, basquete, futebol, handebol, ciclismo, tênis e outras.

Para dar conta das atividades, a FEL contrata estagiários e professores dos cursos de Educação Física das universidades locais, espalhados em 90 polos esportivos em toda a cidade, pelo período máximo de dois anos, conforme previsto em lei.

Até 2005, Londrina participou dos Jogos Abertos do Paraná com equipes adultas em diversas modalidades, o que trazia uma esperança de profissionalização para os atletas menores de idade. Porém, a falta de recursos impossibilitou a continuidade do projeto de equipes profissionais. O retorno à principal competição do Estado foi resolvido em 2009. Porém, a nova administração encontra-se com dificuldade para bancar e reestruturar novas equipes adultas, já que as existentes estavam desativadas.

Com todas as mudanças de rumo do esporte londrinense, muitos atletas que ingressaram no esporte por meio do projeto estão em situação de risco. Assim que completam 18 anos, são dispensados do projeto pela FEL. L., 19 anos, disse que, após deixar o Projeto Futuro, o único caminho que teve como opção foi o tráfico de drogas. “Após eu completar 18 anos, fui dispensado do projeto e vi meu sonho de ser atleta desabar. […] Um cara me ofereceu um trabalho para entregar uns embrulhos e acabei preso, porque era droga.”

Enquanto alguns, depois do projeto, acabam sem esperanças no esporte, os que continuam estão com sonhos grandes. F., 15 anos, é atleta do Projeto Futuro. Ele está focado nas competições de alto rendimento. “Meu foco são as Olimpíadas. Vou me preparar para fazer um bom papel e brigar por títulos”, afirma.

Gustavo Vieira, estagiário do Projeto Futuro, afirma que as crianças são obrigadas a tomarem outros rumos, mesmo com talento, pois não há oportunidades para seguir carreira. “Já era difícil ter adultos disputando competições por estarem encaminhados na vida. Com a falta de perspectiva e apoio, é impossível. Quem se encontra na categoria de base é praticamente obrigado a visar uma carreira, perto da fase de maioridade, para a vida futura, mesmo que possua talento”, comenta.

A formação de um cidadão independente é um dos objetivos do projeto, ao tentar construir uma sociedade melhor. “Os principais objetivos são levar o esporte de boa qualidade para a criança no local em que ela vive e tirá-la da ociosidade no contra turno escolar. É bom ver esses meninos e meninas deixar a ociosidade e curtir o esporte com dedicação e muito entusiasmo”, afirma Edegar Marandola, coordenador do Projeto Futuro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s