Selo bad de Qualidade

Mesmo longe da ficção, nossa vida é algo que vale a pena ser vista. Não há a certeza de que o final vai ser feliz, mas sua vida não merece o selo bad de qualidade.

Texto: Maria Vitória Ticiani, 4º ano matutino
Edição: Marina Gallego Gallo, 4º ano matutino

MATmariavitoriafoto1
Ilustração: Maria Vitória Ticiani.

Você já parou para pensar em como a ficção e a realidade são ao mesmo tempo, tão parecidas e distantes? Elementos da narrativa, storytelling, jornada do herói, o for, histórias no cinema e na televisão são estruturadas para que o público se interesse pela trama apresentada. Em diversas vezes choramos, nos emocionamos, damos risada. A identificação e compreensão de como os personagens vivem naquele mundo, fazem com que vivamos, pelo menos um pouquinho, dentro de outra realidade. Duvido que você nunca se imaginou dentro de um filme ou de uma série. Duvido que nunca pensou em como seria estar na pele de tal personagem para viver o que ele vive. Em certos momentos, pode bater até aquela “bad”, um sentimento que faz você se sentir miserável. Filmes e séries podem causar bad por várias razões. Aliás, os títulos poderiam vir com o “selo bad de qualidade” para todos os gêneros cinematográficos: está sem emprego? Ótimo. Veja aquele filme que sobre o mocinho que ganhou o emprego dos sonhos porque merecia. Não que você não mereça um emprego, mas fala sério, o cara não dormia ou comia para conseguir aquela oportunidade! Está carente? O selo bad de qualidade recomenda o filme que o casal perfeito se conheceu no ônibus e faz você se arrepender de usar fones de ouvido enquanto está indo para a faculdade. É medroso? Dessa vez o selo bad de qualidade te indica o filme de terror mais assustador possível pra você ficar de medo e ir dormir com a luz acesa. É religioso? O selo bad de qualidade recomenda aquele filme do fiel que tem a vida melhorada, levando você a duvidar do tamanho da sua fé. Assista aquele filme que o protagonista tem uma vida horrível e você se sente um idiota por reclamar da sua. O selo bad de qualidade também é indicado para todos aqueles que problematizam todo o roteiro. “Como assim esse filme fez sucesso? Até eu faria melhor!!”

O selo bad de qualidade se encaixa para todos os gêneros, crenças e idades. Não dá pra escapar da bad. Não se sinta mal por achar que sua vida não é tão legal como na ficção. Ou que você nunca vai ser tão criativo como o roteirista daquele filme maravilhoso. Acredite, todo mundo um dia já se sentiu assim. Afinal, você nunca vai viver um romance igual ao dos personagens. Nunca vai para uma escola de magia ou um mundo fantástico escondido no guarda-roupa. Você nunca será um herói e nunca terá poderes. Você não vai participar de um esquema secreto para salvar o mundo, não viajará para marte, não desmascarará o maior esquema de corrupção internacional e sair vivo. E também, não dá para avançar alguns episódios e saber se o seu plano de trabalho vai ser sucesso no futuro. Spoilers não funcionam na vida real. Aliás, para pra pensar como seria uma série sobre a sua vida? Eu sei como seria a minha: chata pra caramba. Seria cancelada nos primeiros episódios por falta de audiência e a produção não se importaria em demitir toda a equipe antes do fim da primeira temporada. A vida não acompanha a ficção. Mas isso não significa que a gente não possa viver um pouco mais, arriscar um pouco mais. Sua vida não é uma série, mas pode ser interessante e assumir o papel protagonista, roteirista, diretor. Controlar as luzes, tomadas, cenas. Guardar os erros de gravação para rir e aprender. Mesmo longe da ficção, nossa vida é algo que vale a pena ser vista. Não há a certeza de que o final vai ser feliz, mas sua vida não merece o selo bad de qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s