Morango também é rango; confira receita!

Texto, fotos e vídeo: Ana Carla Dias

Quem aí gosta de doce de fragaria? “Iiih, acho que ela queria ter dito padaria.” Não, é fragaria mesmo, porém popularmente conhecido como morango. Foi criado inicialmente na Bretanha, no Noroeste da França, por meio de um cruzamento de Fragaria virginiana, da América do Norte, com a variedade Fragaria chiloensis, que veio do Chile. Por curiosidade, ele não é considerado cientificamente como um fruto, já que a parte carnuda que ingerimos não vem diretamente de uma planta, e sim de uma parte do seu tecido floral, fazendo que isso não o considere como fruta. Os frutos na verdade são os pontinhos pretos, vistos em volta da parte vermelha, mas popularmente o morango é chamado de fruta.

As frutas vermelhas são opções alimentares poderosas para nossa saúde. Elas também podem ser encontradas no comércio identificadas como “redberries”. Neste grupo estão: os morangos, as cerejas, as amoras, entre outras.

O morango geralmente é encontrado em receitas de doces, como geleias, bolos, tortas e sucos, mas a nutricionista Lie Hashimoto, 23, diz ser melhor o consumo do fruto in natura, para que não haja perda nenhuma de seus nutrientesbenéficos para a saúde. “Ele é rico em fibras, o que ajuda a baixar o colesterol e auxilia no trânsito intestinal, e contém vitamina C, que favorece o fortalecendo o sistema imunológico. É considerado também um antioxidante potente, pois contém polifenóis, como a antocianina e o ácido elágico, prevenindo o envelhecimento precoce das células e o câncer”, diz a nutricionista.

O morango também é uma fruta muito usada por quem busca perder peso. O magnésio e o potássio presentes na fruta causam um efeito diurético, o que evita a retenção de líquidos no corpo e o efeito de inchaço. Pela presença de vitamina C, também é um amigo para quem deseja ter uma pele mais bonita.

Infelizmente é um dos alimentos com um alto nível de contaminação por agrotóxico, devido à“delicadeza” do morango e por sua baixa resistência. A fruta também tem necessidade de um lugar com boa refrigeração e armazenamento adequado. Estes são alguns dos motivos dos produtores, em sua maioria, optarem pela produção com uso de agrotóxicos, já que isso prolonga a vitalidade da fruta.

A nutricionista aconselha que, se for possível, escolha os produtos cultivados de maneira orgânica. “É recomendada a ingestão de morangos orgânicos ou em sua estação própria de cultivo. No caso de produtos orgânicos, é importante verificar se possui o selo federal do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica).”

No Brasil ainda é baixo o nível de consumo de frutas pela população. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) lançaram um programa de incentivo chamado 5 ao Dia no qual recomenda-se a ingestão diária de no mínimo 400 gramas de frutas e hortaliças (cinco porções), o que seria a quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo para a prevenção de certas doenças.

Morango também é trampo!

A produção de morangos entre agricultores é uma excelente fonte de renda para famílias. Como o plantio do produto necessita de locais próprios e adequados com terra arenosa e clima específico, algumas pessoas preferem pegar os produtos prontos com os agricultores e vendê-los fora de supermercados, com um preço mais acessível para a população. No cruzamento da avenida Higienópolis com a rua Goiás, em Londrina, um vendedor já é conhecido por todos que passam ali. David Ramos, 75, chega todos os dias por volta das 8h, em seu ponto fixo de venda. Coloca a grade que sustenta as bandejas de morango que vende há dez anos no mesmo local. David trabalha para uma agricultora de forma independente. Ele diz que, nos primeiros dias da semana, chega a vender entre 20 e 25 unidades, enquanto no sábado pode chegar até 40. “Este trabalho é uma ajuda na minha renda, a venda de morangos é um auxílio, não dá para viver só com a aposentadoria”, diz o vendedor.

A avenida Higienópolis é uma das mais movimentadas da cidade, fator que contribui nas vendas dos morangos. “Tem pessoas que compram morango comigo há anos, moradores dos prédios aqui por perto, já conheço bastante, também aproveito para conversar.” David gosta do trabalho e, apesar do dia ser longo e sua rotina ir até às 18h, a fruta acaba deixando a vida um pouco mais doce.

IMG_1273 (editada)

David Ramos, 75, vendedor de morango há dez anos

IMG_1269 (editada)

Os morangos podem ser vendidos em quatro bandejas ou separadamente

E agora, para finalizar, convidei a minha mãe, Regina, para participar desta reportagem. Ela preparou um bolo de morangos com poucos e fáceis ingredientes para vocês.

Massa:

3 ovos.

3 xícaras de chá de farinha.

1 xícara de chá de óleo.

2 xícaras de chá de açúcar.

1 xícara de chá de suco de morango.

1 colher de sopa de fermento.

Unte a forma com manteiga e farinha.

Pré-aqueça o forno em 180 graus por 10 minutos.

Leve ao forno por 30 minutos.

Cobertura:

Morangos (quantidade desejada).

Açúcar (quantidade desejada).

Leve a mistura ao fogo e mexa até virar uma calda.

 

LEIA MAIS

Conheça as (incríveis) coleções de moradores de Londrina

Lugar de mulher é na cozinha, mas em qual?

Mesmo sem saber, você pode influenciar a moda; entenda

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s