Futebol, arte e cerveja: a história do Bar Brasil

Texto, áudios e vídeo: Matheus Zampieri

 

Ao longo de seus 83 anos de história, a cidade de Londrina abrigou uma série de bares e restaurantes que se mantiveram abertos por décadas. Um dos mais icônicos desses estabelecimentos é o Bar Brasil, que funciona desde a década de 1940.

 

História

Localizado na rua Prefeito Hugo Cabral nº 757, o Bar Brasil abriu as portas em 1941. Inicialmente, o estabelecimento pertencia a uma família de espanhóis, natural de Zaragoza, e funcionava como um galpão, onde eram depositados galões de água.

Por volta de 1945, o galpão foi adquirido por uma família do interior de São Paulo, que o transformou no Bar, Mercearia e Sorveteria Brasil. A venda de sorvetes, por sinal, atraiu muito o público infantil na época.

O tamanho do estabelecimento e o horário de funcionamento eram completamente diferentes dos atuais. O local tinha 40 metros quadrados e ficava aberto de manhã cedo até o final da tarde.

Nos anos 1950, muitas pessoas começaram a frequentar o bar ao final da tarde para beber e, aos poucos, o estabelecimento foi deixando de ser uma sorveteria e se consolidou efetivamente como o Bar Brasil.

Pequeno, simples, mas muito tradicional, o Bar Brasil começou a ser frequentado por cada vez mais pessoas com o passar dos anos. Em 1989, foi comprado por Lourival Garcia e Maria Souza, popularmente conhecidos como seu Brasil e dona Mara.

Logo em seus primeiros anos, os novos donos começaram a transformar o pequeno Bar Brasil no que conhecemos hoje. Durante dois anos, eles fizeram investimentos em reformas para torná-lo maior e mais moderno.

Nos anos 1990, as aquisições de uma televisão digital de 54 polegadas e, posteriormente, de um telão possibilitaram o surgimento da principal atração do Bar Brasil até hoje – a transmissão de jogos de futebol. Em pouquíssimo tempo, o bar tornou-se um dos principais pontos de Londrina onde os apaixonados por futebol se reúnem para assistir a jogos e torcer por seus times. E continua sendo assim até hoje.

 

Copa do Mundo

A época de Copa do Mundo sempre foi especial para o Bar Brasil. A cada edição do mundial, torcedores de todas as equipes se reúnem para apoiar a seleção brasileira. E uma tradição marcante do bar é que, durante a Copa do Mundo, seus portões ganham uma pintura especial que contém um placar com os resultados de todas as partidas da competição.

 

Portões Bar Brasil - Divulgação

Portões do Bar Brasil decorados com os resultados dos primeiros jogos da Copa do Mundo de 2014 (Crédito: Divulgação/Bar Brasil)

 

Segundo Rhay Souza, filho de seu Brasil e dona Mara, todas as Copas do Mundo desde 1994 foram transmitidas no Bar Brasil. Em 2002, em função de a copa ter sido disputada no Japão e na Coreia do Sul, o bar abriu as portas em plena madrugada para recepcionar os torcedores, que acompanharam a campanha do quinto e, até o momento, último título da seleção brasileira em Copas do Mundo.

Rhay ainda revelou que o movimento do Bar Brasil costuma aumentar muito em época de Copa do Mundo, principalmente nos jogos da seleção brasileira, nos quais o estabelecimento sempre fica completamente lotado.

Rodrigo Reis, de 46 anos, é um frequentador antigo do bar. Para ele, é tradição acompanhar os jogos da seleção no Bar Brasil. “Faço isso desde a copa de 1998. Naquele ano a final foi traumática para nós, mas felizmente demos a volta por cima em 2002. O penta certamente foi a copa mais legal que acompanhei no Bar Brasil. Eu mal dormia na madrugada anterior aos jogos. Tinha que acordar muito cedo para ir para o bar e torcer pela seleção.”

Rodrigo ainda comentou sobre a experiência de acompanhar a seleção brasileira na Copa de 2018. “Eu estava realmente esperançoso de que ganharíamos o hexa dessa vez. Até o jogo contra o México, nosso time estava muito bem. Nossa defesa era segura e o ataque estava numa crescente. A melhora do Brasil se refletia no ânimo dos torcedores, que estava aumentando a cada partida. Infelizmente, contra a Bélgica, tudo deu errado. Não foi um 7 a 1, mas ainda assim foi uma derrota muito sofrida. Continuei acompanhando a Copa do Mundo até o final no Bar Brasil, mas o clima não foi o mesmo sem o Brasil.”

 

Importância cultural

Além da transmissão de jogos de futebol, a história do Bar Brasil também é marcada por uma grande importância cultural para a cidade de Londrina. Segundo Rhay, muitos artistas que não tinham a possibilidade de se apresentar em estabelecimento algum da cidade puderam dar os seus primeiros passos no Bar Brasil.

 

 

Atualidade

Nos últimos anos, as transmissões de partidas do futebol europeu vêm se tornando cada vez mais populares no Brasil. Rhay revelou que muitos fãs de futebol internacional passaram a frequentar o Bar Brasil justamente para acompanhar essas partidas.

 

 

O Bar Brasil também passou a apostar na transmissão de outros conteúdos além de partidas de futebol. Rhay comentou sobre a importância de conquistar um novo público para o bar através de uma programação alternativa, que contém séries e filmes.

 

 

LEIA MAIS

Confira histórias inspiradoras de empreendedorismo

Conheça as (incríveis) coleções de moradores de Londrina

Londrina é ponto de encontro para busólogos, os apaixonados por ônibus

Mercado de produtos eróticos ganha espaço no Brasil

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s