Método Pilates é opção para tratar problemas posturais

Texto, fotos, áudio e vídeo: Isabela Torezan

 

“Estava me prejudicando no trabalho, nos serviços de casa. Era uma coisa que estava me fazendo mal, me adoecendo, porque tudo que fazia acabava sentindo dor.” Amanda Ciappina, 30, tem escoliose, um tipo de doença da coluna. Os problemas posturais são uma questão de saúde que pode passar despercebida quando não é muito grave ou pouco aparente, mas se não tratados acabam se tornando um incômodo diário, como no caso de Amanda.

O médico ortopedista especialista em coluna Edison Norio Iwama explica que os pacientes de coluna podem ter o diagnóstico de uma doença propriamente dita, como a escoliose, ou apenas um problema postural, menos grave, originado por maus hábitos na hora de sentar ou usar o telefone celular, por exemplo. Quem chega ao consultório de um ortopedista com queixas de dor nas costas passa por uma avaliação clínica bem simples: o médico pede que o paciente tente encostar as mãos no chão e observa a coluna do paciente nessa posição. Esse exame visual é capaz de determinar se a pessoa tem uma doença que precisa de tratamento mais sério ou se é apenas um caso de reeducação postural.

 

 

Amanda foi diagnosticada com escoliose há vários anos e escolheu combater o problema com o método Pilates, devido a uma sugestão do ortopedista de que ela fizesse alguma atividade que trabalhasse alongamento. Porém, ela interrompeu a prática e recentemente as dores pioraram muito, o que a levou a retomar os exercícios. “Estava tirando muito minha qualidade de vida”, diz ela, que recomenda o Pilates como tratamento de problemas posturais.

 

Processed with VSCO with  presetProcessed with VSCO with  preset

Aparelhos utilizados nos exercícios de Pilates para reeducação postural

 

O Pilates, que antigamente era chamado de contrologia, foi criado pelo alemão Joseph Pilates na época da Primeira Guerra Mundial. Ele desenvolvia exercícios usando as molas das camas das enfermarias dos soldados, conta a fisioterapeuta Cintia Ito Lourençon, que trabalha com Pilates desde 2010 e fez dois cursos na área. O método é composto de exercícios físicos que trabalham vários princípios como a respiração, o controle do corpo, a fluidez dos movimentos e o centro de equilíbrio.

 

 

LEIA MAIS

Ansiedade: conheça as causas, os sintomas e as formas de controlá-la

Autismo levanta debate sobre tratamento, diagnóstico e inclusão

Mais de 50% dos transplantados do coração morrem 2 anos após cirurgia

Projeto usa caixões para alertar sobre o perigo da dengue

Em sete dias, a bailarina Sônia Secco foi da morte à vida

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s