Urban Sketchers: uma comunidade de apaixonados pelo desenho

Texto, fotos, áudios e vídeo: Marcelo Silva

 

Foto 1

Depois de desenhar a feira da rua Alagoas, participantes do Urban Sketchers Londrina posam para foto

 

Domingo, dez da manhã. Em meio ao movimento da feira da rua Alagoas, um grupo de 15 pessoas se acomoda nas escadas em frente a um edifício. Munidos de lápis, papel, giz e outros materiais, eles começam a desenhar, logo despertando a curiosidade de quem passa. “De onde vocês são?” é a pergunta que mais se ouve.

Formado por jovens e adultos que têm em comum a paixão por desenhar, o Urban Sketchers (Esboços Urbanos, em tradução literal) é uma comunidade global de pessoas que se reúnem para retratar pontos históricos e culturais das cidades em que moram ou estão visitando. O jornalista espanhol Gabriel Campanario é considerado o responsável pelo surgimento do grupo: em 2007, ele percebeu o crescente interesse no desenho ao ar livre e criou um fórum online para publicar essas ilustrações. Onze anos depois, o Urban Sketchers possui membros em mais de 50 países e organiza encontros internacionais uma vez ao ano – a cidade de Porto, em Portugal, sediou o último.

 

Foto 2

Odil Miranda Ribeiro, organizador do Urban Sketchers Londrina, durante encontro do grupo no jardim Bela Suíça

 

Em Londrina, o coletivo foi formado em 2015 por iniciativa do professor de arte Odil Miranda Ribeiro, de 57 anos, que participava do Urban Sketchers em Curitiba. Quando se mudou, passou a sentir falta de desenhar na companhia de outras pessoas. De lá para cá, o grupo já se reuniu mais de 180 vezes.

 

 

De acordo com Ribeiro, saber desenhar não é um requisito para participar do grupo. “Os encontros do Urban Sketchers são justamente uma oportunidade para aqueles que querem aprender, porque sempre vão desenhar com pessoas que estão discutindo arte, técnica e material.”

 

 

 

Foto 3

Neide Figueiro é membro do Urban Sketchers desde 2016

 

Ex-desenhista técnica, Neide Figueiro, 70, participa do Urban Sketchers desde 2016. “Aqui você conhece gente de todo tipo. É muito gostoso e o meu desenho evoluiu porque o pessoal ajuda bastante”, afirma.

A experiência no grupo levou o desenhista Christian Engholm, 33, a conhecer melhor a cidade. “Há vários lugares por onde a gente anda e não dá atenção aos detalhes. Quando comecei a participar dos encontros, passei a notar coisas na cidade que ainda não tinha percebido. É uma experiência muito divertida.”

Os encontros do Urban Sketchers Londrina são realizados uma vez por semana, sempre aos domingos de manhã. A participação é aberta ao público: basta acompanhar, no grupo do coletivo no Facebook, o local escolhido para ser retratado e, com algum material de desenho, juntar-se a eles.

 

LEIA MAIS

Conheça as (incríveis) coleções de moradores de Londrina

Londrina é ponto de encontro para busólogos, os apaixonados por ônibus

Produtores de Londrina investem em produtos alternativos

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s