Jogos Inter Atléticas: a competição esportiva mais esperada do ano

Texto, fotos, áudios e vídeos: Giovanni Porfírio

 

Ansiedade e muito treinamento. Todos os anos, os Jogos Inter Atléticas (JIA) de Londrina mexem com os ânimos de muitos universitários apaixonados por esportes. Em 2018, a décima edição do evento reúne estudantes de várias instituições de ensino superior londrinenses e da região metropolitana, de cidades como Jacarezinho, Apucarana e Cornélio Procópio. A competição começou em setembro e termina no fim de semana de 12, 13 e 14 de outubro.

 

FOTO TREINO CEFE

O Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é um dos locais de treino dos atletas

 

No total, as praças de competição chegam a receber quase 4.000 estudantes em todos os dias de torneio. A medalha de ouro é disputada por 16 equipes em 12 modalidades diferentes, entre elas, futsal, vôlei e basquete. Tênis de mesa e de campo, além do handebol, também agitam os esportistas. O evento conta com o apoio da prefeitura e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

 

FOTO MORINGÃO

Ginásio do Moringão: o palco da grande final do JIA 2018

 

O JIA possui uma comissão organizadora composta por cinco membros: presidente, vice-presidente, secretária, tesoureiro e diretor de esportes. Esta função é desempenhada por Vinícius Vigarani, aluno do terceiro ano do curso de educação física da UEL. Ele é responsável por cuidar da parte organizacional do torneio.

 

 

Para Vigarani, os Jogos Inter Atléticas são diferentes de todas as outras competições disputadas ao longo do ano.

 

 

Vinícius também participa da atlética do curso de educação física, a mais vitoriosa da história e uma das fundadoras dos jogos.

 

 

FOTO TROFÉUS

Atlética de educação física da UEL: de nove edições do JIA, levantou a taça sete vezes

 

O campeonato possui duas divisões, a primeira (uma espécie de “série A”) e a segunda, que é a divisão de acesso. Thiago Hassuike é diretor de esportes da atlética de medicina veterinária da UEL, que criou uma rotina intensiva de treinos desde o fim do último JIA para tentar voltar à elite. Para 2018, a agremiação confirmou atletas em todas as modalidades já que, quanto maior a quantidade de pontos conquistados, a chance de conseguir a classificação desejada também aumenta.

 

 

A atlética do curso de direito da UEL é uma das mais tradicionais dos jogos. A disputa em torneios universitários é uma marca da equipe, como conta Vitor Bovo, presidente da agremiação.

 

 

Em 2017, a atlética de direito ficou em segundo lugar e, no JIA 2018, não quer se manter nessa posição.

 

 

LEIA MAIS

Atividade física é fator importante para vida saudável na terceira idade

Futebol, arte e cerveja: a história do Bar Brasil

Método Pilates é opção para tratar problemas posturais

Paixão pelo ciclismo cresce entre londrinenses

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s