Bairro Vista Bela: lugar de muitas histórias

Texto e foto: Raissa Christine

 

Iniciado em 2009, no governo Lula, o bairro Perobinha na cidade de Londrina foi, na época, o maior canteiro de obras do programa “Minha Casa, Minha Vida” no Brasil.

Popularmente conhecido como Vista Bela, o conjunto habitacional tem mais de 2.000 moradias. São 1.272 casas e 1.440 apartamentos. São mais de 850 famílias deslocadas de fundos de vale e outras com renda de até três salários mínimos.

Andando pelas ruas do Vista Bela, nos deparamos com muitas histórias. Histórias essas que dão vida ao bairro mais populoso da cidade.

Cláudia é mãe de cinco filhos e casada há 25 anos. Mora no conjunto desde a sua inauguração. “Vim pra cá e não tinha nada ainda. Nem mercado. Se a gente quisesse comprar as coisas era só quando o carro passava vendendo.”

Vinda de um fundo de vale da zona sul da cidade, Rosangela chegou ao Vista Bela no ano de 2010. Sentindo falta de estabelecimentos no local, decidiu usar suas economias para abrir uma padaria. “A gente vendia pouca coisa, mas ajudava porque era vazio por aqui. As vizinhas não tinham onde comprar o pão e o leite das crianças e eu comecei assim, vendendo o básico que todo mundo precisava.”

Para Leonardo, o aluguel da antiga casa estava muito caro. A casa própria veio na hora certa. Sua mulher, Evelyn, não estava trabalhando e ficava em casa cuidando da filha pequena. “Foi triste chegar aqui e não ter um posto de saúde ou uma escolinha pra nossa filha. Mas não temos do reclamar não, agora o teto é nosso.”

O Vista Bela ainda está crescendo. Hoje, com nove anos de existência, já conta com escola estadual, biblioteca para as crianças, mercados, bares e igrejas. Mas precisa de muita coisa ainda.

São tantas as pessoas que passam por essas ruas, são tantas as histórias que elas carregam. E, aos poucos, essas pessoas vão criando a identidade desse lugar tão novo que será para sempre delas.

 

LEIA MAIS

A vida em república: morando barato no centro de Londrina

Fome e doenças marcaram trajetória de pioneiro de Ibiporã

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s