Comunidade RedFoot integra startups à economia local

Texto, foto e áudios: Bruna Corchelli

 

A inovação é peça fundamental para um empreendedorismo de sucesso. Diante disso, startups do Norte Pioneiro se juntaram e criaram a comunidade RedFoot com o propósito de conectar os negócios locais à economia criativa.

 

FOTO 1

O benefício da RedFoot é a conexão; através da comunidade, as startups têm acesso a informação, cursos, workshops, eventos e a outros empreendedores, que se ajudam simultaneamente

 

Everton Hirata, um dos fundadores da RedFoot, conta que a ideia surgiu três anos atrás, durante um bate-papo entre donos de startups. Eles queriam conquistar representatividade para conversar com empresas, órgãos e instituições, públicas ou particulares. A intenção era viabilizar ações e negócios que beneficiassem a sociedade como um todo.

Ele define a RedFoot como uma comunidade horizontal integradora, inovadora e orgânica, feita de empreendedores de Londrina e região. “Sua missão é juntar todos da economia local (startups, empreendedores, administração pública e grandes empresas) em prol da inovação, como forma de favorecer o ecossistema com novas soluções para velhos problemas”, explica.

Sobre os benefícios de fazer parte da comunidade, Hirata, dono da startup entreinaweb.com, aponta que a RedFoot abre portas para conexão com outros atores do setor, como a prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de proporcionar interação entre startups, que se ajudam e fortalecem mutuamente.

Danhara Gomes, líder ativa na comunidade há um ano, comenta que atualmente a RedFoot possui mais de 150 startups de diversos segmentos, e que a comunidade aceita todos os perfis de empreendedorismo.

 

 

“Não existe sede, CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica], presidente ou gestores na RedFoot, por isso há um grupo menor de líderes ativos que ajudam na organização de cursos, workshops e eventos, com a finalidade de fomentar o ecossistema local, atraindo pessoas e oportunidades de outras regiões”, explica.

Dentre as principais ações estão os MeetUps, Startup Weekend e os Hackathons, que são maratonas de programação.

 

 

Danhara, fundadora da startup skinny.bike e da agência Dg Comunicação Digital, ressalta que a RedFoot impacta positivamente a sociedade na qual cada startup atua. E conta que, desde que integrou a RedFoot, teve acesso a projetos de incentivo do Sebrae, conheceu novas técnicas que alavancaram suas startups, além de desenvolver novos parceiros e clientes.

 

LEIA MAIS

Confira histórias inspiradoras de empreendedorismo

Empreender: solução para jovens criarem seus empregos

Empreendedorismo feminino: uma alternativa para mulheres

Produtores de Londrina investem em produtos alternativos

Reuso de containers vira tendência em Londrina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s