20 minutos de exercícios podem ajudar a prevenir doenças

Texto e áudios: Gabriella Mendes

 

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado neste ano, 47% dos adultos brasileiros não atingem a taxa recomendada de atividade física. O ideal segundo a organização é cerca de 20 minutos por dia ou, pelo menos, dez minutos por dia de atividade física de maior intensidade. Esses minutos de atividades podem prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e cânceres de mama e colo do útero.

A partir da pesquisa, a OMS construiu um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde, recomendando escolhas e ações que possibilitam trazer novos hábitos e uma vida saudável. “Usar escadas no lugar do elevador”, como indica o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, “ou andar e usar a bicicleta em vez de dirigir até a padaria do bairro”.

O plano aconselha iniciar uma rotina mais equilibrada a partir dessas escolhas mais saudáveis, incentivando caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa – empenha corpo e alma na atividade – e dança. A estudante Júlia Teixeira Pereira, 23, começou com corridas em um parque público perto de onde mora. “Procurei na corrida qualidade de vida, para diminuir o estresse e conseguir fazer uma atividade física. ”

 

JÚLIA

Júlia após uma de suas corridas semanais (Crédito: arquivo pessoal)

 

Júlia sentiu a necessidade de praticar exercícios com mais frequência e criou uma nova rotina para um novo hábito: fazer atividade física todos os dias. “Coloquei o exercício como minha primeira atividade, assim encaro o treino como um compromisso e consigo criar uma rotina.” Para isso, Júlia se adaptou em começar seu dia às 5h30, para chegar na academia às 6h. Segundo a estudante, ela ganhou condicionamento para aguentar a rotina intensa.

 

 

Caio Gaspar Hypólito, 29, supervisor de tutoria de educação à distância, concorda com Júlia sobre a disposição que o exercício proporciona. “Acordar e treinar é muito mais produtivo, fico muito mais disposto e meu rendimento no trabalho melhora.” Hoje, ele pratica crossfit cinco vezes na semana e afirma que começou a ter mais disciplina quando sentiu que o exercício precisaria “fazer parte” da sua vida.

 

 

LEIA MAIS

Atividade física é fator importante para vida saudável na terceira idade

Método Pilates é opção para tratar problemas posturais

Os perigos de remédios e procedimentos para emagrecer

Paixão pelo ciclismo cresce entre londrinenses

Praticantes de meditação buscam melhorar atenção e equilíbrio mental

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s