Foco e dedicação: futsal desenvolve a moçada dentro e fora das quadras

Texto e áudios: Pamella Basseti

 

FOTO - TIME ATUAL

Time de futsal do Tsuru: Meninas são terceiro lugar no Campeonato Paranaense sub-17 (Crédito: Estela Maria)

 

Desde 2012, o Colégio Estadual Tsuru Oguido, na zona oeste de Londrina, mantém um time de futebol e futsal feminino. O principal idealizador do projeto é o professor de educação física Johnny Gonçalves. Ele conta que no início foi bastante difícil. “A gente passava de sala em sala convidando as garotas pra jogar.” A falta de estrutura e de recursos também são dificuldades enfrentadas pela equipe.

 

 

No começo, o principal objetivo do treinador era fazer as estudantes passarem mais tempo na escola, praticando esporte. Com o tempo, o projeto foi ganhando fôlego e, com as primeiras conquistas, vieram outras responsabilidades. Segundo Johnny, “a ideia não era mais só ocupá-las com o esporte e sim formar atletas, focar em resultado”.

Elas treinam firme para jogar campeonatos regionais e locais. Em meio às dificuldades o time tem dado bons resultados e já possui várias conquistas. Um momento de visibilidade para a equipe foi a participação nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza, no ano de 2015. Nessa competição o time representou o Paraná e conseguiu o quarto lugar. Recentemente, ficaram com o terceiro lugar no Campeonato Paranaense sub-17.

A estudante de serviço social Isadora Oliveira conta que participou do projeto de 2012 até 2016. Foi difícil conciliar os treinos com os estudos. “No início a escola não dava muito apoio para as meninas que jogavam. A cobrança era muito alta, a gente tinha que participar das competições e tirar boas notas.” Naquele momento Johnny ajudou na organização do tempo das atletas. Quando questionada sobre a principal contribuição do projeto para sua formação como pessoa, Isadora destaca foco e dedicação. Ela também relata a importância do projeto para que conseguisse ingressar na universidade.

 

 

Johnny acrescenta que, além da contribuição para a educação dessas meninas fora das quadras, o objetivo é a formação de atletas. “Aqui no Tsuru ninguém vem brincar de bola não, queremos preparar essas atletas, para que elas tenham habilidade cognitiva, técnica e leitura de jogo.” A ideia do treinador é desenvolver essas meninas para o mercado do esporte, caso elas tenham interesse em seguir na área.

Os treinos acontecem de segunda a sexta nas quadras do Tsuru Oguido (rua Carlos Menoli, 220, Santa Rita II). O projeto é aberto à comunidade: podem participar meninas que tenham de 11 a 17 anos. Mais informações com o professor Johnny, pelo telefone (43) 99639-1277.

 

LEIA MAIS

20 minutos de exercícios podem ajudar a prevenir doenças

Invisibilizado, futebol feminino fica de escanteio no Brasil

Lugar de mulher é em qualquer lugar, inclusive no futebol

Método Pilates é opção para tratar problemas posturais

Paratleta londrinense é destaque no halterofilismo

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s