Cuidar da saúde da pele é também cuidar da saúde mental

Texto, foto e áudio: Estela Maria

 

Na correria do dia a dia, muitas pessoas gastam energia se preocupando demais com trabalho, filhos, faculdade e acabam esquecendo de uma ocupação essencial: cuidar de si. Todas essas obrigações diárias são responsáveis por elevar o nível de estresse e, para reduzi-lo, não é tão complicado assim.

É muito importante reservar pelo menos alguns minutos do dia para focar a atenção em nós mesmos. Cuidar de si mesmo, em um lugar tranquilo, pode ser uma atividade prazerosa e relaxante.

 

FOTO 1

Qualquer coisa que faça a pessoa se sentir bem é um gesto de autocuidado

 

Uma rotina de cuidados com a pele auxilia no tratamento estético e também na manutenção da saúde mental. A esteticista e cosmetóloga Mariana Lo Turco explica que qualquer tipo de cuidado com a pele é capaz de amenizar os níveis de estresse. “Estudos científicos mostram que o nível de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, é menor em pessoas que se cuidam. Tratamento facial, massagem relaxante, tudo é voltado para o bem-estar da pessoa.”

Manter uma rotina de cuidados traz resultados benéficos para a aparência física e, como consequência disso, eleva a autoestima. Há cerca de um ano, a estudante de psicologia Luciana Regina Fernandes iniciou uma rotina de beleza visando amenizar as marcas de espinha. “Não cuido [da pele] tanto quanto deveria, mas procuro sempre lavar bem, usar demaquilante, creme e duas pomadas para espinhas recomendadas pela minha dermatologista”, diz.

A estudante também relata que sentiu melhoras nas questões de saúde mental e bem-estar depois que começou a cuidar mais da pele. “Quando minha pele está nos melhores dias, minha autoestima fica bem melhor, o que já melhora tudo na verdade”, completa.

Cuidados básicos

Dentro de algumas semanas o verão irá começar no Brasil. Com ele vem o aumento da incidência de raios ultravioletas e a elevação da perda de líquido corporal. Nesses períodos mais quentes, é extremamente necessário reforçar alguns cuidados com a saúde do corpo.

Para manter o corpo hidratado e a boa aparência da pele, é recomendado beber entre 2 e 3,5 litros de água por dia. Além disso, segundo Mariana Lo Turco, usar protetor solar e reaplicá-lo a cada três horas ajuda a evitar manchas e envelhecimento precoce.

 

 

LEIA MAIS

Um terço das mortes no mundo é causada por doenças cardiovasculares

Tiro com arco melhora postura, estresse e até autoestima

Precisamos falar de masturbação com nossos filhos

Praticantes de meditação buscam melhorar atenção e equilíbrio mental

Os perigos de remédios e procedimentos para emagrecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s