Nafi oferece atividades físicas com preços acessíveis

Texto e fotos: Mariana Lo Turco

 

Criado há 20 anos, o Nafi é um programa de atividade física que oferece mais de 15 modalidades diferentes para a comunidade interna da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e para a comunidade externa. As atividades são divididas entre modalidades esportivas, aeróbicas, musculação, danças e lutas marciais.

Segundo Hélio Serassuelo, coordenador do Nafi, muitos estudos científicos e até mesmo a mídia mostram a importância do exercício físico para prevenção de doenças e para a melhora da qualidade de vida.

 

MUSCULAÇÃO

A musculação é uma das modalidades oferecidas pelo Nafi

 

As artes marciais proporcionam a melhora da postura e da coordenação motora. A aula de muay thai, por exemplo, é dividida em um circuito funcional em um treino de chutes e socos. O professor de muay thai Fábio Santos diz que a socialização é outro benefício da atividade, que é feita em grupo.

As aulas de corrida são feitas na pista de atletismo no Centro de Educação Física e Esporte (Cefe). A instrutora Oriane Martins considera qualquer tipo de exercício físico importante para a saúde da população, que cada vez mais tem se tornado sedentária. A caminhada e a corrida são atividades que podem reverter esse quadro e têm, além dos inúmeros benefícios para a saúde, a vantagem de poder ser praticadas em qualquer lugar.

 

BALÉ

O balé é praticado por adultos e crianças

 

Outra atividade ofertada pelo Nafi é o balé. A dança pode ser praticada por adultos e crianças e contribui com a postura e o fortalecimento de músculos como abdômen, coxas e panturrilhas. A professora Bárbara Artoni é estudante do curso de educação física; isto mostra a importância do Nafi também como campo de estágio para os estudantes da área.

Além de Bárbara, a instrutora de musculação Mayra Stori também é estudante. Os conceitos vistos na teoria de sala de aula são aplicados na academia. Mayra fala que a musculação é benéfica para a prevenção e recuperação de lesões, e que muitos dos alunos também procuram essa modalidade por estética.

Hélio Serassuelo conta que “a ideia do Nafi surgiu para levar o exercício físico para as pessoas que têm um poder aquisitivo menor”. A taxa cobrada varia de acordo com a modalidade escolhida, mas é um valor único para todo o semestre. Um dos exemplos é a aula de muay thai, que custa R$ 150 por semestre.

Além da taxa, o Nafi criou em 2017 o Nafi Solidário, que arrecada dois quilos de alimento no ato da inscrição de qualquer modalidade. Os alimentos arrecadados são doados para instituições de caridade de Londrina.

 

LEIA MAIS

20 minutos de exercícios podem ajudar a prevenir doenças

Atividade física é fator importante para vida saudável na terceira idade

Foco e dedicação: futsal desenvolve a moçada dentro e fora das quadras

Método Pilates é opção para tratar problemas posturais

Paixão pelo ciclismo cresce entre londrinenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s