Feira de rua promove o comércio de alimentos orgânicos em Londrina

Texto, fotos e vídeo: Alexandre Marques

 

Foto 1

A feira da rua Capitão Almir Moreira, no Zerão, é a primeira só para orgânicos realizada pela prefeitura

 

Quem quer ter uma alimentação mais saudável e de quebra contribuir para a preservação do meio ambiente agora tem seu lugar em Londrina. A Feira de Produtos Orgânicos de Londrina foi inaugurada no dia 20 de outubro e é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Acontece todo sábado, das 8 da manhã ao meio-dia, no Zerão.

Essa é a primeira feira de rua exclusivamente voltada para a venda de produtos orgânicos na cidade. Os oito produtores que participam do projeto foram selecionados através de um edital em 2017. Agora eles são credenciados e possuem autorização para utilizar o espaço público para o comércio dos produtos dentro do horário estabelecido.

Segundo o site da prefeitura, a finalidade do projeto é fomentar o comércio dos produtos orgânicos e fornecer mecanismos para a interação entre os consumidores e os pequenos produtores da região, valorizando a agricultura familiar e o cultivo sustentável, que prejudica menos o meio ambiente. Para a produtora Gabriela Garcia, a feira é uma grande ajuda para os pequenos produtores de orgânicos. “É bom, o povo está procurando mais esses produtos. Ajuda bastante.”

 

Foto 2

A produtora Gabriela Garcia está entre os oito produtores selecionados para participar da feira

 

De acordo com a produtora, que é de Arapongas, a procura pelos orgânicos vem aumentando nos últimos tempos e, com a feira, ela espera que o cenário melhore ainda mais. Gabriela produz orgânicos desde 2015 com a ajuda do marido. Ela explica que, apesar do cultivo de orgânicos ser mais trabalhoso por conta dos cuidados maiores para proteger a plantação das pragas, a qualidade dos alimentos faz o esforço valer a pena.

Os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, de adubos químicos ou de qualquer produto químico ou hormônio sintético que favoreçam o crescimento. Além da vantagem de produzir alimentos mais saudáveis e saborosos, que não oferecem os mesmos riscos à saúde dos alimentos produzidos com produtos químicos, há também os benefícios ao ambiente, que sofre menos impacto. Esses motivos fazem alguns consumidores não se importarem em gastar um pouco mais com os orgânicos.

Vera Lúcia, bancária aposentada, sempre dá preferência aos produtos orgânicos. “Vale a pena, é um alimento produzido sem veneno, muito melhor pra saúde. A gente tenta ter uma alimentação mais saudável, mas as verduras são cheias de agrotóxico, aí não adianta. O orgânico a gente come mais tranquila.”

 

 

LEIA MAIS

Alimentação vegetariana e vegana cresce no Brasil

Conheça comidas que previnem doenças crônicas

Economia solidária: uma alternativa possível

Lugar de mulher é na cozinha, mas em qual?

Os perigos de remédios e procedimentos para emagrecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s