UEL oferece cursinho pré-vestibular de graça

Texto, foto e áudio: Mateus Rosa

 

Todos os anos, milhares de estudantes concorrem às mais de 2.000 vagas disponibilizadas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) através do vestibular para os 53 cursos de graduação da instituição. Muitos desses estudantes, em especial os vindos de colégios públicos, não se sentem totalmente preparados para as provas do processo seletivo, então acabam optando por pagar um curso pré-vestibular.

É o caso da estudante de direito Mariana de Oliveira, que conciliou o 3º ano do ensino médio no período matutino com aulas em um cursinho pré-vestibular à tarde. “A concorrência para direito é muito alta, então quis complementar os estudos do colégio com uma revisão geral de conteúdos no cursinho”, aponta a estudante.

Criado em 1996, o Cepv (Curso Especial Pré-Vestibular da UEL) é uma alternativa aos vestibulandos de comunidades carentes. Totalmente gratuito, o curso atende mais de 450 estudantes, que passam por uma seleção socioeconômica para dar preferência àqueles que não podem desembolsar uma mensalidade.

 

CEPV

O Cepv , na UEL

 

As aulas são ministradas por estudantes da própria universidade. Os instrutores, como são chamados, recebem uma bolsa de aproximadamente R$ 400 por sua participação no Cepv. Estudante do último período de jornalismo, Bruno Nomura lecionou aulas de redação no cursinho. “Acredito muito nessa coisa de aprender enquanto você ensina, então tinha certeza de que essa experiência como professor seria muito enriquecedora para mim”, comenta o ex-instrutor.

 

 

“O trabalho do Cepv é fundamental. É muito triste você perceber como esse país é desigual, como as pessoas não têm as mesmas oportunidades. Mas, por outro lado, é muito comovente você perceber como elas estão tentando, mesmo tendo partidas superdiferentes”, complementa Bruno.

Kelvin Saymon era estudante de engenharia ambiental na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Deixou o curso e agora quer ingressar em geografia na UEL. “Estava estudando em casa, mas optei por frequentar o cursinho da UEL porque atualmente não estou trabalhando, então não conseguiria pagar um privado. Vi ali um auxílio, em especial para me preparar para a segunda fase, com conhecimentos específicos e prova discursiva.”

O cursinho fica dentro do campus universitário, entre a moradia estudantil e a sede da TV UEL. O telefone para contato é (43) 3371-4719.

 

LEIA MAIS

Voltar à universidade depois dos 40: a realização de um sonho

Vestibular da UEL e o sonho de quem busca ingressar na universidade

Vestibulandos apontam dificuldades para ingressar na universidade

UEL: Exatas têm evasão de 46% e alunos relatam dificuldades

Projeto debate obras literárias do vestibular da UEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s