Texto e áudio: Adrian Gustavo
Atléticas acadêmicas são associações universitárias organizadas em torno da prática de esportes e confraternizações. As atléticas são organizações independentes, formadas e capitaneadas por estudantes.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui diversas associações atléticas. A que representa o Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) é a Associação Sedentlética do Ceca Waldyr Gutierrez Fortes, conhecida como Ascof, que tem como símbolo as cores verde e roxo e como mascote, o personagem Perry Ornitorrinco.
A Ascof foi fundada em novembro de 2008. Inicialmente, a atlética surgiu como uma extensão da bateria universitária Piorteria, que já existia anteriormente. De acordo com o atual diretor de esportes da Ascof, Junior Azevedo, “havia um interesse por parte dos membros da bateria em participar de competições e ter alguém por quem torcer. Foi com isso em mente que a atlética foi criada”.
Atletas e diretoria da Ascof (Crédito: arquivo pessoal)
A atlética começou a jogar em competições esportivas em 2011. Azevedo conta que esse foi o tempo necessário para que a organização se estruturasse e tivesse os recursos necessários para participar de campeonatos. Num primeiro momento, a Ascof participava somente dos Jogos Universitários de Comunicação, o Jucs.
Embora desenvolva outras atividades, como festas para arrecadar fundos e eventos sociais, atualmente, os treinos de práticas desportivas são a principal atividade da Ascof. Os treinos são abertos para todos os alunos de graduação do Ceca e também para profissionais recém-formados.
A atlética participa de diversas competições durante o ano, realizando treinos semanais. Os principais torneios nos quais a atlética compete são o Torneio Universitário de Comunicação e Artes (Tuca), a Taça Baguncinha e os Jogos Inter-Atléticas (JIA). Para os JIA, o mais abrangente dos campeonatos, a Ascof participa das seguintes modalidades nas categorias masculino e feminino: judô, tênis, tênis de mesa, futebol, futsal, atletismo, basquete, handebol, xadrez, vôlei de quadra, vôlei de areia e natação.
Leonardo Batista é aluno de relações públicas e é atleta da Ascof desde 2016. Ele conta que “a atlética representa muito para mim, porque através do esporte pude fazer muitas amizades e competir, que é algo que gosto muito”. Junior Azevedo avalia que a atlética obteve bons resultados em 2018 e espera progredir ainda mais em 2019.
LEIA MAIS
Torcedores contam como se apaixonaram pelo LEC
Projeto Crianças no Estádio leva alunos de escolas municipais a jogos do LEC
Projeto de futsal na UEL transforma vidas de crianças e adultos
Tiro com arco melhora postura, estresse e até autoestima
Sumô: desafios existem dentro e fora dos ringues