Atléticas acadêmicas: paixão por esportes na vida universitária

Texto e áudio: Adrian Gustavo

 

Atléticas acadêmicas são associações universitárias organizadas em torno da prática de esportes e confraternizações. As atléticas são organizações independentes, formadas e capitaneadas por estudantes.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui diversas associações atléticas. A que representa o Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) é a Associação Sedentlética do Ceca Waldyr Gutierrez Fortes, conhecida como Ascof, que tem como símbolo as cores verde e roxo e como mascote, o personagem Perry Ornitorrinco.

A Ascof foi fundada em novembro de 2008. Inicialmente, a atlética surgiu como uma extensão da bateria universitária Piorteria, que já existia anteriormente. De acordo com o atual diretor de esportes da Ascof, Junior Azevedo, “havia um interesse por parte dos membros da bateria em participar de competições e ter alguém por quem torcer. Foi com isso em mente que a atlética foi criada”.

 

imgonline-com-ua-Resize-inch-mm-cm-1ZJVfU9pGxQaIBP

Atletas e diretoria da Ascof (Crédito: arquivo pessoal)

 

A atlética começou a jogar em competições esportivas em 2011. Azevedo conta que esse foi o tempo necessário para que a organização se estruturasse e tivesse os recursos necessários para participar de campeonatos. Num primeiro momento, a Ascof participava somente dos Jogos Universitários de Comunicação, o Jucs.

Embora desenvolva outras atividades, como festas para arrecadar fundos e eventos sociais, atualmente, os treinos de práticas desportivas são a principal atividade da Ascof. Os treinos são abertos para todos os alunos de graduação do Ceca e também para profissionais recém-formados.

A atlética participa de diversas competições durante o ano, realizando treinos semanais. Os principais torneios nos quais a atlética compete são o Torneio Universitário de Comunicação e Artes (Tuca), a Taça Baguncinha e os Jogos Inter-Atléticas (JIA). Para os JIA, o mais abrangente dos campeonatos, a Ascof participa das seguintes modalidades nas categorias masculino e feminino: judô, tênis, tênis de mesa, futebol, futsal, atletismo, basquete, handebol, xadrez, vôlei de quadra, vôlei de areia e natação.

Leonardo Batista é aluno de relações públicas e é atleta da Ascof desde 2016. Ele conta que “a atlética representa muito para mim, porque através do esporte pude fazer muitas amizades e competir, que é algo que gosto muito”. Junior Azevedo avalia que a atlética obteve bons resultados em 2018 e espera progredir ainda mais em 2019.

 

 

LEIA MAIS

Torcedores contam como se apaixonaram pelo LEC

Projeto Crianças no Estádio leva alunos de escolas municipais a jogos do LEC

Projeto de futsal na UEL transforma vidas de crianças e adultos

Tiro com arco melhora postura, estresse e até autoestima

Sumô: desafios existem dentro e fora dos ringues

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s