Hambúrguer artesanal: uma tendência na gastronomia

Texto, fotos, vídeos e áudios: Renata Sartori

 

O hambúrguer artesanal está fazendo sucesso na gastronomia nos últimos anos, por trazer um sabor mais acentuado da carne e uma forma mais gourmet de produção. Nesse contexto surgiu o Piratas Burger, pioneiro do gênero em Rolândia (PR).

 

FOTO 1

Os lanches do Piratas Burger são servidos com batata frita ou onion rings

 

Lincoln Ribeiro, o proprietário, trouxe a ideia da capital paranaense, Curitiba, onde morou por alguns anos. Em 2016, já de volta em Rolândia, ele decidiu deixar de ser funcionário e empreender na área gastronômica. O Piratas ficou pouco mais de um ano somente com delivery e, por uma demanda da clientela, Lincoln conseguiu um espaço físico para a hamburgueria, que já está funcionando há cerca de três meses.

 

 

Lincoln ainda buscou se especializar, fazendo cursos para melhorar a qualidade do seu hambúrguer. Segundo ele, os próprios consumidores reconhecem e diferenciam o sabor dos artesanais para os industrializados. O proprietário é quem comanda a chapa do Piratas e detalhou o processo de produção do hambúrguer.

 

 

A aprovação do público ao hambúrguer artesanal em Rolândia foi tão boa que abriu espaço para mais opções. A Bubba Burger, inaugurada em novembro de 2017, seguiu a tendência e se consolidou entre os consumidores rolandenses e da região. O proprietário, Rafael Marcola, sempre teve vontade de empreender na área da gastronomia e, após uma pesquisa de mercado, optou pela hamburgueria somente em delivery. Com a boa receptividade, Marcola abriu uma unidade em Arapongas (PR) em novembro de 2018 com espaço físico para consumir o lanche.

 

FOTO 2

O Bubba Bacon é uma das opções do cardápio da hamburgueria

 

A inspiração é o modo de fazer hambúrguer dos Estados Unidos, como ambos os proprietários apontaram. Marcola inclusive teve a oportunidade de frequentar hamburguerias no país e contou a experiência.

 

 

O proprietário do Bubba acredita que o hambúrguer artesanal se tornou tendência exatamente porque o consumidor sabe a procedência da carne e dos demais ingredientes, ao contrário do fast food comum. “Com o hambúrguer, você pode criar, desenvolver, criar uma infinidade de tipos, misturar sabores e bebidas, podendo usar a gastronomia de forma plena”, avaliou. O vídeo ilustra como o lanche é preparado para o consumidor.

 

 

O Bubba foi o primeiro na cidade a implantar um site para os pedidos. O proprietário relatou que 40% das suas vendas são pela internet, que justificam a vantagem da implantação desse modelo.

 

 

LEIA MAIS

Conheça comidas que previnem doenças crônicas

Morango também é rango; confira receita!

Alimentação vegetariana e vegana cresce no Brasil

Feirinha da Cidadania: extensão cultural e cidadã

Renda complementar é um dos geradores do comércio de rua

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s