Muay thai é a luta do momento entre as mulheres

Texto, fotos, áudio e vídeo: Ana Luísa Azevedo

 

Foto 1

Juliana Gameiro e Monique Lopes são companheiras de treino há dois anos

 

O muay thai, uma arte marcial tailandesa, tem sido destaque em diversas academias, principalmente entre as mulheres. Esta atividade envolve socos, chutes e joelhadas e pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Segundo o professor de muay thai de uma academia de Londrina Elizeu Fernandes, as mulheres se sentem mais confortáveis com essa luta. Ele explica: “Existe um preconceito grande com esporte de contato. No jiu-jitsu, por exemplo, as pessoas reclamam que tem muita agarração. O muay thai não. Existe contato, mas você mantém uma certa distância”. Para ele, o esporte se popularizou quando as famosas começaram a praticar e quando ele apareceu em novelas, como Malhação. “A procura foi aumentando e as academias viram que o negócio estava funcionando e começaram a disponibilizar aulas. Hoje é difícil encontrar academia que não ofereça essa modalidade”, completa.

Segundo o professor, emagrecer é o motivo principal pelo qual as mulheres procuram esse esporte, pois é uma atividade que queima bastante gordura, além de ser uma alternativa para quem acha monótono realizar exercícios aeróbicos nas máquinas da academia. No entanto, para Juliana Gameiro, praticante da luta há bastante tempo, as prioridades são outras: “Não penso tanto em perder peso, treino com o objetivo de aliviar o estresse, limpar minha mente. Para mim, é relaxante”. Ela disse que, no começo, sentiu um certo receio, mas depois perdeu, pois existe uma filosofia muito rígida de respeito dentro dessa luta e todos zelam pelo bem estar um do outro. Os treinos também a ajudaram a ganhar confiança e a ter mais preparo em relação à defesa pessoal.

 

 

Sobre essa questão, o professor afirma que é melhor saber uma arte marcial e nunca precisar usar do que não saber nenhuma e precisar. Monique Lopes, outra praticante de muay thai, afirma que os treinos também lhe deram maior segurança. Diz também que eles funcionam como válvula de escape e forma de canalizar energia. Para ela, o mais importante no esporte é a filosofia de respeito, que ela levou também para fora da academia.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alguns momentos do treino de muay thai, que se inicia com alongamento e aquecimento e, depois, segue com exercícios intensos

 

LEIA MAIS

Time londrinense de goalball é vice no Regional Sul da categoria

Time de futebol americano atrai jovens em Londrina

Germano: a trajetória do capitão alviceleste

Edson Henrique dos Santos: o guardião do VGD

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s