Futebol feminino: a diferença de gênero vai além do campo

Texto, áudios e vídeo: Mariana Ornelas

 

A realidade do futebol feminino é distante da categoria masculina. Como um comparativo, só agora, em 2019, a Copa do Mundo de Futebol Feminino é transmitida pela Rede Globo, e a Seleção de Futebol Feminino terá uniformes propriamente desenvolvidos para elas. Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teve de obrigar os times da série A do Campeonato Brasileiro a formarem equipes femininas, caso contrário, eles não poderiam participar da Copa Libertadores da América. Isto foi planejado pela CBF,  pois a categoria feminina está com as bases escassas.

Para se tornarem profissionais, muitas meninas passaram pelo futsal antes de iniciarem a carreira no campo. As diferenças de gênero e a invisibilidade continuam no esporte de quadra. Até hoje, não há um campeonato mundial de futsal feminino, só campeonatos não homologados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Gabriela Dal’Maz é ex-jogadora profissional do time do São Paulo Futebol Clube e também jogou futsal pelo time da Faculdade Guairaca, e afirma que a relação com o futebol masculino é, sem dúvida, sexista.

 

Gabriela jogando pelo São Paulo FC (Crédito: arquivo pessoal)

 

 

Gabriela ressalta que a falta de profissionalismo e as dificuldades com o futebol feminino fazem com que muitas mulheres desistam antes de chegar ao auge da carreira. A técnica do time Londrina Futsal Feminino, Jayne Borim, treinou tanto times masculinos quanto femininos e ressalta que, no caso das mulheres, tudo é diferente, não só a questão salarial. A coordenadora técnica do Londrina Futsal Feminino, Vanda Sanches, diz que o futebol masculino não pode ser comparado ao feminino, já que aquele é mundialmente difundido, e o feminino precisa quebrar muitas barreiras sociais até chegar aonde o masculino está. Gabriela concorda.

 

 

Gabriela jogando futsal pela Faculdade Guairaca

Gabriela jogando futsal pela Faculdade Guairaca (Crédito: arquivo pessoal)

 

Processed with VSCO with  preset

Alongamento no treino do Londrina Futsal Feminino (Crédito: Mariana Ornelas)

 

O Londrina Futsal Feminino é o terceiro melhor time do Paraná e campeão estadual por 15 vezes. “Falta incentivo para podermos voltar a ser a potência que éramos. O último campeonato que ganhamos foi em 2015”, ressalta Vânia Sanches. As atletas disputam o Campeonato Paranaense de Futsal Feminino, que ocorre de maio a novembro deste ano, e estão na fase classificatória.

 

 

LEIA MAIS

Projeto londrinense de futebol feminino coleciona títulos

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s