Farmácia Escola fornece 50 medicamentos do SUS

Texto, fotos e áudios: Milena Reis

 

A Farmácia Escola da Universidade Estadual de Londrina (UEL) surgiu em 1985, com o objetivo de ser um campo de estágio para os alunos de graduação do curso de farmácia, além de promover a venda de medicamentos para as comunidades interna e externa.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Farmácia Escola da UEL

 

Desde 2017, a Farmácia Escola tem um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e fornece 50 medicamentos gratuitos que são também distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Sistema Único de Saúde (SUS).

Para retirar os medicamentos na Farmácia Escola, é necessário ter cadastro em uma UBS, comprovar residência em Londrina e apresentar a prescrição médica. Segundo o professor e responsável pela Farmácia Escola, Edmarlon Girotto, sobre a demanda de outros medicamentos gratuitos, é possível que a farmácia os adicione ao portfólio em breve.

De acordo com Girotto, um diferencial da Farmácia Escola é o atendimento, que prioriza o cuidado com o paciente e a conscientização sobre o uso de medicamentos.

 

 

Os estudantes do curso de farmácia passam duas semanas na Farmácia Escola realizando um estágio obrigatório, em que podem desenvolver habilidades referentes aos cuidados com os pacientes e tendo como objeto os medicamentos. A estudante do quinto ano Rhye Ishikawa está fazendo o estágio obrigatório e vê a farmácia como uma maneira de desenvolver suas habilidades.

 

 

Segundo Rhye, a Farmácia Escola é um local para aplicar os conhecimentos aprendidos na universidade e para orientar as pessoas que buscam um atendimento mais atencioso.

 

 

Para o professor Edmarlon Girotto, a Farmácia Escola ajuda na capacitação dos alunos para o mercado de trabalho.

 

 

A Farmácia Escola fica no Campus Universitário, próximo à Clínica Odontológica Universitária e ao Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Mais informações pelos telefones (43) 3371-5611 ou (43) 3371-4998 e pelo email farmaciaescola@uel.br.

 

LEIA MAIS

70 casos de HIV são confirmados de janeiro a maio em Londrina

Londrina registra seis mortes por dengue neste ano

UEL oferece meditação gratuita no campus

Violência obstétrica é um termo inadequado?

Você sabe quanto custa menstruar atualmente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s