Especial: Desenhos Kaingang contam histórias e representam ações

Por Bruna Melo, Gabrieli Chanthe, Jair Segundo e Maria Caroline Monteiro

 

Os Kaingang são um dos cinco povos indígenas mais populosos do Brasil e representam quase metade dos povos falantes da família linguística Jê. No Paraná, vivem mais de 11,7 mil Kaingang, a maior parte na região do Rio das Cobras, da Mangueirinha e do Apucaraninha.

Como outros grupos da família linguística Jê, os Kaingang reconhecem princípios sociocosmológicos dualistas. Eles tem em sua estrutura social os gêmeos civilizadores Kamé, representado por riscos retos e curvos, e Kainrú, simbolizado por pontos e círculos. Dentre as representações, ainda há diferenciação de quando a descendência é somente Kaingang e quando há mistura com outras etnias indígenas. Kamé e Kainrú produzem não apenas a divisão entre os homens, mas também a divisão dos seres da natureza. Kamé é o sol, o pinheiro, o lagarto, enquanto Kainrú representa a lua, o cedro, o macaco e assim por diante. Além disso, seguindo o princípio da exogamia, os casamentos devem ser realizados entre indivíduos de metades opostas. Ou seja, Kamé casa com Kainrú e vice-versa.

Ghell Rael é Kaingang e faz parte da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele participou da oficina de co-criação e explica que cada desenho, com formas e traçados diferentes, conta uma história ou representa uma ação.

Veja a seguir como foi o evento e o depoimento de Rael, sobre a importância dos desenhos para os Kaingang.

 

 

Durante a oficina de co-criação também participaram estudantes que tinham interesse em ter contato direto com uma cultura diferente da sua. Julia Squarça, de 18 anos, aluna do primeiro ano de design gráfico, conta como o que aprendeu poderá ser útil para sua vida acadêmica.

 

 

LEIA MAIS

Especial: Oficina expõe trabalhos que valorizam cultura visual indígena

Especial: As representações de um povo invisibilizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s